Com o nascimento do bebê, também nascem as dúvidas. Dúvidas sobre o aleitamento, dores, desenvolvimento e, claro, a saúde dos pequenos. Não é novidade para ninguém que o sistema imunológico na infância é frágil e requer atenção especial, mas existem algumas doenças que são mais comuns nesta fase.
“As principais doenças da infância são as infecções respiratórias agudas, principalmente de origem viral: resfriados, gripe, pneumonia, sinusite, bronquites, bronquiolite, amigdalite e otites. Como a grande maioria tem origem viral, o tratamento é sintomático, isto é, consiste em aliviar os sintomas através de antitérmicos, lavagem nasal com soro fisiológico, hidratação e uma boa alimentação.
Para as infecções mais graves e de origem bacteriana, é necessário fazer uso de antibióticos por via oral e, para os casos mais graves e que necessitem de internação, por via endovenosa”, disse Simone Holzer, médica pediatra neonatologista, prestadora de serviços no Hospital América de Mauá.
Nenhuma criança consegue passar a infância livre de dores de garganta, resfriados ou outras doenças comuns nessa fase, mas é possível preveni-las. “Uma vida saudável, que deve começar desde o útero, uma alimentação adequada da gestante e após o nascimento, o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, a introdução de dieta complementar orientada e a hidratação frequente são algumas dicas valiosas. Fazer limpeza do nariz diariamente e nas épocas mais secas do ano, usar umidificadores de ambiente ou bacia com água, evitar ambientes fechados e seguir o calendário de vacinação corretamente são medidas importantes para a prevenção de várias doenças. Mantenha sempre o ambiente limpo e arejado, evite fumar e evite que fumem próximo à criança”, recomenda a pediatra.
As doenças respiratórias são mais frequentes nas épocas mais frias do ano. No verão são comuns as doenças intestinais, como diarreias e vômitos, com consequente desidratação, bem como aumentam nessa estação os casos de conjuntivites e otites. “Mantenha a vacinação em dia, ofereça uma alimentação saudável com frutas e verduras e muito líquido. Não levar a criança doente para creche e escola é uma medida que ajuda e evita a contaminação de outras crianças”, finaliza.
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…
Alunos cobram mais ventiladores e dizem que ensino fica prejudicado sem as aulas presenciais