A polícia de São Paulo prendeu, na madrugada desta quinta-feira (18/09), uma mulher suspeita de envolvimento na execução do delegado Ruy Ferraz Fontes. Identificada como Dahesly Oliveira Pires, de 25 anos, ela teria transportado um dos fuzis usados no crime. Ela é moradora de Diadema.
Dahesly foi presa temporariamente e levada ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) para prestar depoimento. Segundo a investigação, ela é namorada de um dos suspeitos da execução e já tinha passagem criminal por tráfico de drogas. A mulher alegou que não sabia o que havia dentro da sacola que transportou, mas a versão não convenceu a polícia.
Após o depoimento, ela passou por exame de corpo de delito no IML e foi levada para o 6º Distrito Policial, no Cambuci, onde permanece presa. A audiência de custódia deve ocorrer ainda nesta quinta-feira.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, confirmou a prisão em suas redes sociais, destacando que a mulher foi responsável por levar um dos fuzis da Praia Grande para a região do ABC Paulista. Ele afirmou que a polícia continua trabalhando para prender todos os envolvidos no assassinato.
Investigações
O ex-delegado Ruy Ferraz Fontes, que atualmente ocupava o cargo de secretário de Administração da Prefeitura de Praia Grande, foi assassinado a tiros na noite da última segunda-feira (15). Imagens de câmeras de segurança mostraram a ação de criminosos armados com fuzis. A vítima tentou fugir, mas seu carro capotou após ser atingido por um ônibus, momento em que foi executado.
As forças de segurança seguem mobilizadas para identificar e prender os demais envolvidos. Testemunhas e familiares de dois suspeitos já identificados foram ouvidos. Objetos apreendidos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão na capital e na Grande São Paulo estão sendo analisados pela perícia.
O DHPP, com o apoio do Deic, trabalha com diversas linhas de investigação. Uma das principais é a possibilidade de o crime ser uma vingança do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ruy Ferraz foi um dos responsáveis por mapear a estrutura da facção nos anos 2000 e era considerado um de seus principais inimigos. Outra hipótese investigada é a de que o assassinato possa ter ligação com o trabalho da vítima na prefeitura de Praia Grande.
Nota da SSP
A SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) emitiu uma nota oficial sobre o caso. “As forças de segurança seguem mobilizadas para identificar e prender todos os envolvidos no crime. Uma mulher de 25 anos foi presa temporariamente, após a constatação que ela foi a responsável por transportar um dos fuzis utilizados no crime. Testemunhas e familiares de outros dois suspeitos já identificados também já foram ouvidos. Os trabalhos em campo para localização e prisão da dupla continuam, e os objetos apreendidos durante o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão, na Capital e na Grande São Paulo, estão em análise pericial. Mais detalhes serão preservados para não comprometer as investigações”.
