VOLTAR
  • Cidades
  • Diadema

Diadema registra queda de índices de crimes no 1º trimestre

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) apontam redução no número de boletins de ocorrência na maioria dos tipos de crimes

  • Diadema registra queda de índices de crimes no 1º trimestre.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 05/05/2024
  • Compartilhar:

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) apontam redução no número de boletins de ocorrência na maioria dos tipos de crimes

Diadema registra queda de índices de crimes no 1º trimestre

Diadema registra queda de índices de crimes no 1º trimestre. Foto: Divulgação

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) mostram que Diadema registrou queda em praticamente todos os índices criminais no período de janeiro a março de 2024 em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. De um total de 23 crimes cujos números são acompanhados mensalmente pela pasta, em 22 deles houve queda.

A lista dos tipos de crimes que apresentaram reduções no município em ordem descrescente: homicídio culposo por acidente de trânsito (-86%), homicídio doloso (-75%), estupro (-75%), lesão corporal culposa – outras (-60%), roubo de veículo (-59%), roubo de carga (-47%), total de estupro (-41%), total de roubos – outros (-39%), roubo – outros (-39%), estupro de vulnerável (-23%), lesão corporal dolosa (-9%), furto de veículo (-6%), furto – outros (-5%).

A redução das estatísticas criminais em Diadema é motivo de comemoração para todos. Os números também sinalizam que o trabalho conjunto da Prefeitura com o Governo Estadual está no caminho certo. A política de segurança da Prefeitura de Diadema é centrada na prevenção. Para tanto, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã investe na plena integração da Guarda Civil Municipal (GCM) com a Polícia Militar e da Polícia Civil.

Nos últimos três anos, os investimentos na GCM resultaram em novas operações conjuntas: Paz e Proteção (contra pancadões e outras perturbações do sossego público), Bairro Seguro (nos centros comerciais), Ponto Seguro (nos pontos de ônibus) e Força Total (fiscalização prioritária de motocicletas). Nesse período, o município também criou a Patrulha Maria da Penha – GCM Diadema, promoveu o Serviço de Mediação de Conflitos, entre outros.

Além disso, recursos da Prefeitura foram aplicados em tecnologia de totens de vigilância, que auxiliam a inibir e/ou esclarecer crimes. Esses novos equipamentos estão ligados ao Centro Integrado de Monitoramento que tem cerca de 350 câmeras que têm tornado as escolas municipais e a cidade mais protegida. Muitas dessas filmagens já foram repassadas às equipes da Polícia Civil.

“Para a Prefeitura, a redução dos índices criminais de Diadema é sempre importante porque torna a cidade mais segura e atraente para novos investimentos privados, estimulando o desenvolvimento econômico e social”, disse o secretário de Segurança Cidadã, Deivid Couto. “Além disso, a redução da criminalidade melhora a sensação de segurança da população e ajuda a promover a cultura de paz”, completa.