VOLTAR
  • Cidades

Diadema reduz número de roubos e furtos em 2022

Dados mostram queda de índices de roubos de pessoas e veículos no começo do ano

  • Com atuação da GCM, Diadema reduz número de roubos e furtos em 2022.
    Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos
  • Por: Redação
  • Publicado em: 21/03/2022
  • Compartilhar:

Dados mostram queda de índices de roubos de pessoas e veículos no começo do ano

GCM de Diadema

Com atuação da GCM, Diadema reduz número de roubos e furtos em 2022. Foto: Divulgação/PDA-Dino Santos

A nova diretriz de segurança pública da Prefeitura, centrada em ações integradas e de prevenção e inteligência com a Polícia Militar e a Polícia Civil, tem conseguido reduzir alguns índices de criminalidade em Diadema. As quedas ocorreram nos casos de furtos e roubos de pessoas e veículos, entre outros.

O estudo, com dados extraídos do Sistema Infocrim da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foi elaborado pelo Núcleo de Inteligência e Estatística da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema. Na comparação foram levantados os casos de janeiro e fevereiro deste ano, com o mesmo período de 2020.

De acordo com o relatório, a diminuição aconteceu nos seguintes índices: furto/veículo (-35%); roubo/pessoas (-28,7%); roubo/veículos (-26,6%); e furto/pessoas (-11,5%).

O levantamento estatístico também apontou queda em outros tipos de crime: letalidade policial (-100%); estupro de vulnerável (-68,7%); homicídio culposo (-50%); roubo de carga (-31,5%); e lesão corporal dolosa / violência doméstica (-21,9%). Finalizando a análise, não houve variação no número de latrocínio e estupro, mas aumentou o de homicídio em 25%.

“A Prefeitura vai continuar priorizando e investindo em inteligência e estatística porque também são armas eficientes contra a criminalidade. Além disso, a análise criteriosa dos relatórios de ocorrência criminais também orienta a atuação da GCM e nosso diálogo e integração com a PM e a Polícia Civil”, explicou Benedito Mariano, secretário municipal de Segurança Cidadã. “Por isso, é muito importante que a população registre boletim de ocorrência”, orienta o secretário.

Investimentos na segurança

No ano passado, a Prefeitura de Diadema priorizou ações de valorização da Guarda Civil Municipal (GCM), por isso aprovou, com apoio da Câmara Municipal, o plano de carreira profissional da corporação, depois de 11 anos de espera. Agora, o efetivo também será reforçado com a contratação de mais 100 GCMs (50 homens e 50 mulheres).

A gestão municipal também investiu e aumentou o número de viaturas da GCM, intensificando as rondas municipais e o policiamento preventivo. Em 2021, Operações Paz e Proteção foram realizadas de modo integrado com a Polícia Militar e a Polícia Civil.

Outro investimento previsto para melhorar a segurança pública da cidade é a retomada do sistema de videomonitoramento eletrônico.