VOLTAR
  • Diadema
  • Esporte

Diadema recebe a Copinha em janeiro

Para a secretária de Esporte e Lazer, jogos da Copinha podem incentivar a juventude da cidade a também praticar atividades esportivas

  • Diadema recebe a Copinha em janeiro.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 30/12/2023
  • Compartilhar:

Para a secretária de Esporte e Lazer, jogos da Copinha podem incentivar a juventude da cidade a também praticar atividades esportivas

Copinha

Diadema recebe a Copinha em janeiro. Foto: Divulgação

Diadema recebe, de 2 e 25 de janeiro, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida como ‘Copinha’. A competição reúne 128 equipes e Diadema receberá as partidas do Grupo 26.

Serão 32 grupos com quatro times cada. Os dois primeiros de cada grupo vão se classificar para a segunda fase. A partir daí, os jogos serão eliminatórios. A final ocorre dia 25 de janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo.

Além do Água Santa, de Diadema, estão no Grupo 26 as equipes do Santos, o Nova Venecia-ES e o Remo-PA. A outra cidade do ABCD que vai ser sede da Copinha é São Bernardo.

Em Diadema, as partidas vão ocorrer no Estádio do Água Santa, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes s/nº, no Jardim Inamar.

Para a secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, é importante para o município receber disputas como a Copinha, que muitas vezes revela novos talentos do futebol. “Quando sediamos competições como essa, temos a possibilidade de motivar ainda mais nossa juventude a também percorrer esse caminho do esporte, da saúde e da disciplina. Trabalhamos para isso, inclusive ampliando as possibilidades de formações e atividades esportivas gratuitas no município”, afirmou.

Atualmente, mais de 40 mil pessoas são atendidas direta ou indiretamente em todos os serviços de esporte e lazer da Prefeitura. Para 2024, é estimado um acréscimo de 5% na quantidade de atendidos. O orçamento direto da pasta passou de R$ 9 milhões, em 2021, para R$ 18 milhões, previstos para 2024.

Algumas das ações da Prefeitura para a promoção do esporte e lazer na cidade são o Projeto Água Viva, com atividades aquáticas durante a semana e lazer aos finais de semana; a ampliação das equipes de rendimento esportivo, passando de três para 26 equipes em diversas modalidades esportivas; Escola de Esporte; Lazer na Cidade; Projeto Férias; Lazer Sobre Rodas; Programa Caminhando Bem, Mulheres em Movimento, entre outras iniciativas.

Por tudo isso, Diadema foi anunciada, em novembro de 2023, como Cidade Sul-Americana do Esporte para o ano de 2024. O título, concedido pela Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (ACES), tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco e é concedido às cidades que promovem, por meio da democratização do acesso ao esporte, a inclusão social, a cultura e a educação.

Em dezembro, a secretária Luciana Avelino viajou até o Parlamento Europeu, em Bruxelas, para representar Diadema na cerimônia de entrega do título de Cidade Sul-Americana do Esporte.