Diadema realiza testagem de covid para professores

Mais visitadas

Além dos docentes, profissionais da Educação também serão testados para saber se já entraram em contato com a doença

 

Além dos professores, profissionais da Educação também serão testados para saber se já entraram em contato com a covid. Foto: Divulgação/PDA-Thiago Benedetti

 

A Prefeitura de Diadema iniciou inquérito sorológico para covid-19 em professores e outros profissionais da rede municipal de ensino. O estudo, uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Educação dentro do Programa Saúde na Escola, tem o objetivo de avaliar quantos profissionais já tiveram contato com o vírus e quantos estão suscetíveis. Desde 7 de outubro, mais de 500 educadores já realizaram o exame e até dia 16 cerca de 2,5 mil pessoas serão testadas.

A testagem é feita em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com a proximidade das escolas municipais. Para isso, é colhida uma amostra de sangue por punção digital e a leitura do resultado sai em 15 minutos. Após o procedimento, haverá reforço das orientações sobre as medidas preventivas como isolamento social, higienização das mãos e uso de máscaras.

Participação

Os profissionais estão sendo convocados pela Secretaria de Educação. Atualmente, o município conta com mais de dois mil professores. O resultado final do inquérito será divulgado na semana seguinte ao término da coleta.

O estudo contribuirá para direcionar ações futuras de combate ao novo coronavírus. “Essas informações também poderão subsidiar a Secretaria de Educação no planejamento das ações de retomadas das aulas”, explica a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica de Diadema, Ferla Cirino.

Covid em Diadema

Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, mais de três mil pessoas foram internadas por suspeita e/ou confirmação da covid-19. Até 9 de outubro, o município registrou 8.658 casos confirmados, 8.270 descartados, 19.618 casos suspeitos em andamento e 7.865 pessoas recuperadas, o que representa 91% dos casos confirmados. Em Diadema, 453 pessoas vieram a óbito em decorrência da covid-19.

A rede municipal também se estruturou para atender a população e alterou os fluxos de atendimentos nos serviços de saúde para priorizar o atendimento de sintomáticos respiratórios, ampliou os leitos exclusivos para covid-19 de 26 de enfermaria e 10 UTI para 61 de enfermaria e 30 UTI, na fase crítica da doença. Atualmente, o município possui 50 leitos de enfermaria exclusivos para covid-19 e 25 leitos de UTI (sendo 20 no Hospital Municipal e cinco contratados).

Mais testes

A Prefeitura realiza, desde 15 de setembro, inquérito sorológico para testagem de covid na população assintomática. Ao todo, serão mais de 13 mil testes rápidos sorológicos e a aplicação dos exames se dará no período de 60 dias. Os dados prévios estão em análise. Entretanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, a prévia do inquérito sorológico demonstra que Diadema tem aproximadamente 9% da população com contato com o vírus.

Além disso, todos os moradores sintomáticos respiratórios têm acesso aos testes (swab ou sorológico nos serviços de saúde municipais de acordo com protocolo pré-estabelecido.

 

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações