VOLTAR
  • Variedades

Diadema inicia nesta sexta a aplicação da 4ª dose em pessoas de 35 anos

Para receber a segunda dose de reforço, basta o usuário comparecer à UBS de referência munido dos documentos obrigatórios

  • Diadema inicia nesta sexta a aplicação da 4ª dose em pessoas de 35 anos.
    Foto: Divulgação/PDA-Mauro Pedroso
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/07/2022
  • Compartilhar:

Para receber a segunda dose de reforço, basta o usuário comparecer à UBS de referência munido dos documentos obrigatórios

mulher sendo vacinada em Diadema

Diadema inicia nesta sexta a aplicação da 4ª dose em pessoas de 35 anos. Foto: Divulgação/PDA-Mauro Pedroso

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta sexta-feira (08/07) a aplicação da segunda dose de reforço da vacina (também chamada 4ª dose) contra a Covid-19 em pessoas de 35 anos ou mais. É necessário ter um intervalo de quatro meses da terceira dose.

A dose estará disponível nas 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h30 às 16h, por livre demanda, mediante apresentação do documento pessoal com foto, CPF e comprovante de vacinação das doses anteriores. Já as UBS Centro, Serraria, Paineiras e Promissão funcionam diariamente com horário estendido até as 18h. Confira o endereço das Unidades aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Quem pode tomar a vacina da covid 

A vacinação contra a Covid-19 é aplicada para crianças entre cinco e 11 anos de idade e pessoas a partir de 12 anos. As primeiras e segundas doses (D1 e D2) da vacina contra Covid-19 estão disponíveis para a população geral de todas as idades acima de 5 anos. As doses adicionais conhecidas como terceiras doses (D3) podem ser aplicadas em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há pelo menos quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas.

A partir de desta sexta-feira (8), a quarta dose (D4) está liberada para pessoas com 35 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos.

A quinta dose, no momento, é indicada apenas para pessoas com 40 anos ou mais, que se enquadrem nos critérios de alto grau de imunossupressão e tenham tomado a quarta dose com intervalo mínimo de quatro meses.

Para aqueles que receberam o imunizante Janssen, as orientações estão em:  http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28198-entenda-como-funciona-o-esquema-vacinal-para-quem-tomou-a-vacina-da-janssen.

Balanço

Segundo dados do Vacivida atualizados até 29 de junho, Diadema tem 382.180 residentes vacinados, ou seja, 97% da população elegível para vacinação (cinco anos em diante) recebeu ao menos uma dose da vacina.

Das 382.180 pessoas que receberam a primeira dose, 363.670 estão com esquema completo, e isto corresponde a uma cobertura de 92% da população-alvo.

Diadema também já realizou a aplicação de 235.467 terceiras doses (podem ser aplicadas em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há pelo menos quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas) e 60.416 quartas doses (pessoas com 40 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos).