VOLTAR
  • Variedades

Diadema inicia nesta 2ª vacinação para adolescentes de 14 a 16 anos

Para esse público o imunizante aplicado é o da Pfizer – até o momento o único liberado pela Anvisa

  • Prefeitura afirma que usará o imunizante da Pfizer – até o momento o único liberado pela Anvisa.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/08/2021
  • Compartilhar:

Para esse público o imunizante aplicado é o da Pfizer – até o momento o único liberado pela Anvisa

Prefeitura afirma que usará o imunizante da Pfizer – até o momento o único liberado pela Anvisa. Foto: Divulgação/PDA

A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, avança com a vacinação contra a covid-19 e, a partir desta segunda-feira (30/08), dá início a imunização de adolescentes de 14, 15 e 16 anos.

Para esse público o imunizante aplicado é o da Pfizer – até o momento o único liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aplicação em menores de 18 anos.

Em Diadema a campanha de vacinação é feita por livre demanda, sem necessidade de agendamento. A aplicação das doses está disponível nos postos de vacinação, das 8h30 às 16h. Já o Quarteirão da Saúde funciona em horário estendido, das 8h30 até 18h. Confira a lista com o endereço dos postos de vacinação aqui: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Para receber a vacina é necessário fazer o pré-cadastro no site http://www.vacinaja.sp.gov.br. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail.

No momento da vacinação é necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal-, e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia.

Atualmente, o município está aplicando a primeira dose para jovens de 17 anos, adolescentes de 12 a 16 anos com deficiência ou comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde e gestantes e puérperas na faixa etária de 12 a 17 anos.

Para esse público, é preciso apresentar documento comprobatório da comorbidade ou deficiência, por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica onde conste o CRM do médico responsável. As grávidas poderão apresentar comprovante de acompanhamento pré-natal ou laudo médico comprovando a gestação. Já as puérperas podem utilizar para comprovar seu puerpério a declaração de nascimento da criança ou o relatório de alta hospitalar da maternidade. Os profissionais da Educação precisam apresentar ainda holerite ou crachá, físico ou digital, que comprove o vínculo trabalhista com a Educação de Diadema.

Segunda dose

Quem tomou a primeira dose dos imunizantes AstraZeneca (Oxford/FioCruz/Covishield), Coronavac (Instituto Butantan) ou Pfizer, precisa retornar na data agendada no comprovante de vacinação para receber a segunda dose, pois só assim vai ficar adequadamente imunizado e reduzir os riscos de contaminação e complicações causadas pela covid-19.

Mas vale lembrar que o munícipe que recebeu a primeira dose da vacina da AstraZeneca em Diadema e tem retorno agendado para a segunda dose até o dia 10 de setembro, já pode procurar o posto de vacinação pois a SMS liberou a dose de maneira antecipada para acelerar o processo de imunização. Já quem tem a vacina da AstraZeneca agendada para 11 de setembro em diante deve aguardar o aprazamento e respeitar a data agendada no cartão de vacinação para completar o esquema vacinal. No momento também não está autorizada a antecipação de doses dos imunizantes da Coronavac ou Pfizer.

Quem já passou do prazo e está com a segunda dose atrasada deve procurar seu posto de referência o quanto antes.

Para a segunda dose, além dos documentos citados acima é necessário levar o comprovante da primeira dose aplicada no município de Diadema.

A Prefeitura reforça que quem for tomar a vacina contra a covid-19 poderá fazer, voluntariamente, doações de alimentos para a campanha “Sua Vida Importa Pra Mim e Sua Fome Me Incomoda” e doações de agasalhos para a campanha “Aquece Diadema”, ajudando as famílias que estão situação de vulnerabilidade social na cidade.