VOLTAR
  • Cidades

Diadema está com 25 “barreiras eletrônicas” do Sistema Detecta

Cidade renovou convênio dom o Estado elevou de dez para 25 os pontos de vigilância que identificam placas de carros roubados, furtados ou clonados

  • Diadema já está com 25 "barreiras eletrônicas" do Sistema Detecta.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 04/10/2023
  • Compartilhar:

Cidade renovou convênio dom o Estado elevou de dez para 25 os pontos de vigilância que identificam placas de carros roubados, furtados ou clonados

Barreiras eletrônicas

Diadema já está com 25 “barreiras eletrônicas” do Sistema Detecta. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Diadema renovou o convênio do Sistema Detecta com a Secretaria Estadual de Segurança Pública e já ampliou os pontos de “barreiras eletrônicas” com câmeras que fazem a leitura de placas em pontos estratégicos de circulação. Objetivo da medida é combater o número de roubos, furtos e clonagens de veículos.

“Assim que renovamos o convênio, iniciamos a primeira fase de implantação que resultou em dez equipamentos do Sistema Detecta. Mas agora aumentamos o investimento e já estamos com 25 ‘barreiras eletrônicas’ para inibir a prática de crimes de roubo, furto e clonagens de veículos no município”, explicou Benedito Mariano, secretário de Segurança Cidadã de Diadema.

A Prefeitura de Diadema assinou a renovação do convênio do Sistema Detecta em março, pois o sistema estava sucateado e inoperante.

Quando a questão é o uso da tecnologia para enfrentar a criminalidade, é importante destacar o papel da nova Central Integrada de Monitoramento da Prefeitura. Operada pela Guarda Civil Municipal – GCM de Diadema, a Central conta com mais de 340 câmeras de vigilância nas vias públicas (totens) e escolas municipais. A iniciativa conta com avaliação positiva, pois tem contribuído para prevenção e esclarecimentos de crimes.

De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema, o plano é que as câmeras do Sistema Detecta também sejam integradas à Central de Monitoramento do município.

Sistema Detecta em expansão

Coordenado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Sistema Detecta é o maior centro de dados e informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. A ferramenta integra os bancos de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), da Polícia Civil; o Sistema Operacional da Polícia Militar; o Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim); além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran-SP.

As câmeras do Sistema Detecta não têm como finalidade a aplicação de multas. A câmera visa exclusivamente a leitura de placas para identificar veículos com queixa de roubos, furtos ou clonagens.

O plano da Secretaria de Segurança Cidadã de Diadema é continuar expandindo as Barreiras Eletrônicas. “Estamos trabalhando para que brevemente, possamos interligar mais 15 pontos e passar a contar com 40 Barreiras Eletrônicas espalhadas pela cidade”, informou o secretário municipal Benedito Mariano.