Diadema cria 350 cargos na Secretaria de Educação
Futuras contratações de professores estão relacionadas a projetos como o Quarteirão da Educação
Futuras contratações de professores estão relacionadas a projetos como o Quarteirão da Educação
A Prefeitura de Diadema criou 350 novos cargos de provimento efetivo de Professor de Educação Básica I, que vão atender projetos educacionais como, por exemplo, for inaugurado o Quarteirão da Educação. A Câmara Municipal já aprovou esse projeto de lei autoria do prefeito José de Filippi Júnior.
“Quando nós garantimos que os professores tivessem um terço da jornada para formação, nós precisamos contratar novos docentes. O mesmo para garantir o professor dedicado para as aulas do programa Diadema de Dandara e Piatã”, explicou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches. “Então isso nos dá um dinamismo. Teremos os cargos criados e, conforme surgir a necessidade, poderemos chamar os profissionais aprovados nos últimos concursos”, completou.
Desde o início da atual gestão do prefeito José de Filippi Júnior, já foram convocados, até junho de 2022, 591 novos educadores.
“Até dezembro de 2021, as convocações foram realizadas somente para reposição de cargos (aposentadorias e falecimentos) devido à Lei Complementar 173/2020 (que impedia novas contratações devido à pandemia de covid)”, afirmou Ana Lucia. “A partir de janeiro 2022, além das convocações para reposição de cargos, foram realizadas duas grandes convocações, nos meses de maio e junho, para possibilitar a implementação da Lei Federal 11.738/2008”, concluiu.
Quarteirão da Educação
O Quarteirão da Educação é um projeto que terá investimento na ordem de R$138 milhões, com um ano e meio de prazo para construção da estrutura de 12,5 mil metros quadrados. O equipamento vai contar com quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro. “Será o maior complexo educacional da história de Diadema, apontando para o futuro dos nossos estudantes. É um conceito que queremos que a cidade abrace, que as crianças acordem todos os dias pela manhã morrendo de vontade de ir para a escola, que façam da escola um ambiente onde elas aprendam, se divirtam, que se tornem cidadãs de uma Diadema melhor e de um Brasil melhor”, disse o prefeito José de Filippi Júnior.
A estimativa da Secretaria de Educação é acolher mais de 1.800 estudantes no Quarteirão da Educação, sendo 260 de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do ensino fundamental (1º ao 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos, até a 8ª série). Haverá oficinas de artes cênicas, balé, música, ginástica artística, natação, hidroginástica e capoeira.