VOLTAR
  • Cidades

Diadema abre 207 vagas em creche nos bairros Conceição e Vila Nogueira

Unidades conveniadas no bairro Conceição e na Vila Nogueira integram planejamento do governo municipal para reduzir fila de espera na cidade

  • Diadema abre 207 vagas em creche nos bairros Conceição e Vila Nogueira.
    Foto: Divulgação/PDA
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/03/2022
  • Compartilhar:

Unidades conveniadas no bairro Conceição e na Vila Nogueira integram planejamento do governo municipal para reduzir fila de espera na cidade

crianças em creche

Diadema abre 207 vagas em creche nos bairros Conceição e Vila Nogueira. Foto: Divulgação/PDA

A rede de ensino de Diadema vai ganhar neste mês de março 207 vagas de creche com a inauguração de duas estruturas conveniadas com a Prefeitura de Diadema. No dia 14, a Creche Roberto Luiz Gordon, no Conceição, abre as portas para acolher os pequenos. No dia 21, será a vez da Creche Vila Nogueira receber as crianças.

As duas unidades serão instaladas para reduzir uma das maiores demandas do município: vagas em berçário. Todas as 207 vagas serão destinadas aos bebês – 40 vagas na Creche Roberto Luiz Gordon (Rua Vera Cruz, Conceição) e outras 167 na Creche Vila Nogueira (Rua Pêro Vaz de Caminha, Vila Nogueira).

As estruturas serão administradas por organizações sociais que já trabalham na área e que venceram o processo de chamamento aberto pela Secretaria de Educação para oferta de vagas em creche no município. A Creche Roberto Luiz Gordon será administrada pela Comunidade Inamar, que já possui um equipamento educacional no Jardim Inamar. A Creche Vila Nogueira, pela Abasc (Associação Brasileira de Ação Social Cristã).

“Quando assumimos a secretaria, uma das maiores demandas era por vagas em creche e, especialmente, de berçário. Trabalhamos muito em planejamento para poder reduzir a fila em um período mais curto. A abertura das mais de 200 vagas só em março mostra que toda Secretaria de Educação está empenhada em solucionar esse problema e oferecer qualidade para a criança que procura nossa rede de ensino”, destacou a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.

A atual administração mapeou a fila de espera herdada da gestão anterior e identificou 3.573 crianças de 0 a 3 anos aguardando espaço na rede. Desse total, 2.957 estavam na faixa etária de 0 ano a 1 ano e 11 meses, que necessitam de berçário. O volume representa 83% da fila completa.

O preenchimento das vagas nas duas creches conveniadas vai obedecer ao critério da fila de espera. Pai e mãe de criança que desejar matricular seu filho na rede terá de procurar as próprias unidades e fazer o registro.

PROGRAMA CRECHE É LUGAR DE CRIANÇA

A política de redução da fila de espera por vagas no sistema municipal é norteada pelo Programa Creche é Lugar de Criança. Relançada no fim do ano passado, pois era ideia trabalhada no início dos anos 2000, a ação tem dez pontos principais de atuação para melhora da qualidade do ensino da primeira infância.

Além da ampliação da oferta de vagas, o Creche é Lugar de Criança tem como diretrizes fortalecer entidades conveniadas com aumento de 30% da renda per capta por estudante; ampliar gradativamente o horário de atendimento; promover formação dos educadores de Educação Infantil de zero a 3 anos; e estruturar as unidades, também na parte lúdico-educacional.