VOLTAR
  • Economia

Após entrega do Complexo Cassaquera, novos comércios chegam a Sto.André

Melhorias atraem estabelecimentos para Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello

  • Melhorias atraem estabelecimentos para Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/03/2022
  • Compartilhar:

Melhorias atraem estabelecimentos para Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello

novos comércios em santo andré

Melhorias atraem estabelecimentos para Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. Foto: Divulgação

Em 2019, o pai do empresário Leandro Abreu, o senhor Wilson, adquiriu terreno em um local que estava abandonado há décadas, às margens do córrego Cassaquera, na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. À época, ele já apostava que poderiam ser realizadas melhorias, o que valorizaria a região e abriria novas oportunidades de negócio para a família.

Três anos depois, a projeção de Wilson se concretizou. Ele não viu o sonho tornar-se realidade, mas o seu filho Leandro continuou o seu legado e já começou a trazer novos estabelecimentos para o galpão que o patriarca construiu.

“O sonho do meu pai era ver a região revitalizada. Por isso, estou fazendo de tudo para terminar as obras que ele começou. Por conta das melhorias que a Prefeitura fez, eu desmembrei o galpão em três lotei e consegui alugar um comércio de depósito de materiais e outro de centro automotivo”, comemora o empresário Leandro Abreu. Além disso, ele implantou um contêiner para funcionar como uma banca de frutas, o que já está fazendo sucesso entre os moradores.

O surgimento de mais comércios na região só foi possível graças às obras do Complexo Viário Cassaquera, realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). As intervenções trouxeram um novo sistema viário para a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, canalização de quase dois quilômetros do córrego Cassaquera, coleta e tratamento de esgoto em 100% do trecho onde o curso d’água recebeu melhorias, implantação de iluminação em LED, construção de calçada, guias, sarjetas e diversos dispositivos que compõem o sistema de drenagem, a fim de controlar a possibilidade de ocorrer alagamentos.

novos comércios em santo andré

Após entrega do Complexo Cassaquera, novos comércios chegam a Santo André. Foto: Divulgação

O local também ganhou faixa para ciclistas, parquinho, espaço para academia e projeto paisagístico com o plantio de árvores, gramas, arbustos e palmeiras. “O desenvolvimento econômico e a geração de emprego nesta época em que estamos vivendo, de pandemia, são muito importantes, ainda mais em uma região que estava esquecida. Após um mês, a entrega do Complexo Viário Cassaquera começa a surtir efeitos”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. O investimento das obras foi de mais de R$ 45 milhões, com recursos financiados pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a Prefeitura projeta trazer outros investimentos para a região. “Uma grande construtora da cidade de São Paulo já está dialogando conosco para fazer um novo empreendimento, trazendo novas moradias, salas comerciais, um pequeno shopping center, farmácia e postos de atendimento”, explica.

O empresário Jefferson Furtado está entre as pessoas que passaram a enxergar a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello com novos olhos. Ele, inclusive, escolheu a área para iniciar a sua trajetória profissional como empresário. Em abril, Jefferson inaugura a sua primeira loja para vender materiais elétricos, hidráulicos, de limpeza, iluminação, dentre outros. “Aqui ficou um local bem iluminado, bom para passar de carro, a pé e de bicicleta. É de fácil acesso para quem vem sentido bairro e para quem vai sentido Centro de Santo André”, comemora.

O prefeito Paulo Serra disse que o novo sistema viário traz “mais acessibilidade, fluidez, mobilidade urbana e desenvolvimento”.