VOLTAR
  • Variedades

Dia Mundial do Coração é celebrado nas escolas de São Caetano

Mais de 400 alunos do Fundamental II da EMEF Rosalvito Cobra, participaram nesta quinta-feira do lançamento do Programa Coração de Estudante

  • Mais de 400 alunos do Fundamental II da EMEF Rosalvito Cobra, participaram nesta quinta-feira do lançamento do Programa Coração de Estudante.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 29/09/2022
  • Compartilhar:

Mais de 400 alunos do Fundamental II da EMEF Rosalvito Cobra, participaram nesta quinta-feira do lançamento do Programa Coração de Estudante

Mais de 400 alunos do Fundamental II da EMEF (Escola Municipal de Educação Fundamental) Rosalvito Cobra, participaram nesta quinta-feira (29/9) do lançamento do Programa Coração de Estudante, na própria escola. Estavam presentes o prefeito interino, Carlos Humberto Seraphim, e as secretárias de Saúde, Regina Maura Zetone, e de Educação, Minéa Fratelli.

A iniciativa, fruto de parceria entre Prefeitura de São Caetano do Sul e SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), promoveu a capacitação em massa dos estudantes em ressuscitação cardiopulmonar e levou uma série de informações para promoção da saúde dos jovens.

Lançada em 2007, a ação acontece com parceria das secretarias de Saúde, Esporte e Educação, além do apoio dos estudantes de medicina da USCS (Universidade de São Caetano do Sul).

“Temos muito orgulho do pioneirismo de São Caetano nesta ação. Em 2007, demos início a um programa intersetorial, que envolveu várias das nossas secretarias num grande movimento de informação e promoção da qualidade de vida. Por meio de nossos alunos e professores, levamos informação a milhares de famílias”, afirmou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Para a secretária de Educação, Minéa Fratelli, a parceria com a Secretaria de Saúde neste Dia Mundial do Coração é mais uma oportunidade para levar aos alunos a conscientização sobre questões essenciais relacionadas à qualidade de vida. “Entendemos que essa parceria é fundamental, pois o nosso interesse é cuidar da saúde das nossas crianças. A escola colabora trabalhando desde cedo a educação das crianças para que se atentem às questões nutricionais e à prática de atividade física, pois sabemos que muitas manifestações cardiovasculares que acontecem na fase adulta têm início na infância. E além da conscientização, a escola contribui com uma alimentação equilibrada e diversas ações voltadas ao esporte”.

“Hoje, não são apenas os idosos que morrem de doenças cardíacas, isso tem acometido jovens também. Com atividades como esta, estamos multiplicando conhecimento sobre os fatores de risco e como prevenir a doença cardiovascular”, explicou o professor titular da Faculdade de Medicina do ABC, Antônio Carlos Palandri Chagas.

Os cardiologistas Carla Lantieri e Arthur Rente, conversaram com os jovens e apresentaram de forma lúdica, orientações para que tenham um estilo de vida saudável, associando uma alimentação equilibrada e atividade física regular. “Doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no Brasil e no mundo. Porém, 80% das doenças do coração podem ser prevenidas se adotarmos um estilo de vida saudável. É preciso prevenir fatores de risco como tabagismo, diabetes, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados, evitar estresse, obesidade e sedentarismo adotando um estilo de vida saudável”, destacou a coordenadora geral do Programa SBC Vai à Escola, Carla Lantieri.

cardiologista e alunos de São Caetano

Cardiologistas Carla Lantieri falou com os jovens e apresentaram de forma lúdica, orientações para que tenham um estilo de vida saudável. Foto: Divulgação

A equipe do SOS Cidadão 156 falou sobre o reconhecimento de uma situação de emergência, como acionar o SOS Cidadão 156, quais informações devem ser passadas durante o chamado e ensinaram aos alunos técnicas de reanimação cardíaca.

CIRCUITO
O Programa Coração de Estudante deste ano contou com quatro etapas envolvendo dinâmicas:
-Ressuscitação Cardiopulmonar – aprendendo a salvar vidas. Disseminação da técnica da massagem torácica, com propósito de diminuir o número de mortes por parada cardíaca;

– Palestra cardiologistas – abordando alimentação e hábitos saudáveis;

– Atividades Físicas – vida ativa. Os alunos passaram por atividades de alongamento, movimento e relaxamento, e aprenderam sobre a prática de atividade física de forma consciente e responsável;

– Acadêmicos – Os estudantes de medicina conversaram com alunos sobre alimentação saudável, apresentaram vídeo com depoimentos de famílias acometidas por doenças cardíacas, alertando a população sobre os riscos da má alimentação e sedentarismo. Os professores da turma fizeram produções com alunos de origamis de coração, que ficarão expostos na escola.

A estimativa é que, ao longo dos próximos meses, o Programa Coração de Estudante percorra todas as escolas de São Caetano.

alunos no dia do coroação

Mais de 400 alunos do Fundamental II da EMEF Rosalvito Cobra, participaram nesta quinta-feira do lançamento do Programa Coração de Estudante. Foto: Divulgação