VOLTAR
  • Variedades

Dia D de vacinação contra covid em Diadema abre 10 postos neste sábado

Poderão ser vacinados com a primeira dose os jovens de 12 anos ou mais, além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram imunizados

  • Dia D de vacinação contra covid em Diadema abre 10 postos neste sábado.
    Foto: Agência Brasil
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/09/2021
  • Compartilhar:

Poderão ser vacinados com a primeira dose os jovens de 12 anos ou mais, além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram imunizados

Dia D de vacinação contra covid em Diadema abre 10 postos neste sábado. Foto: Agência Brasil

Neste sábado (25/09), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, realiza mais um Dia D de vacinação contra a covid-19. Serão 10 postos de vacinação abertos pela cidade, das 8h30 às 16h, para vacinar os moradores que precisam garantir proteção contra a doença.

Poderão ser vacinados com a primeira dose os jovens de 12 anos ou mais (com ou sem comorbidade), além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram vacinados; pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), seja aquelas que estão com a dose em atraso ou as que tem D2 prevista até o dia 30 de setembro;  e com terceira dose (D3) ou dose de reforço os idosos com idade igual ou superior a 80 anos que foram imunizados até o dia 31 de março com a segunda dose da Coronavac e pessoas com doença imunossupressora, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos 4 semanas (28 dias).

“Vamos abrir mais um dia as unidades de saúde no final de semana para que a população residente de Diadema já elegível para vacinação possa receber a vacina contra a covid-19 e completar o esquema vacinal. É fundamental que as pessoas compareçam para que possamos continuar avançando com o cronograma e tenhamos toda a população imunizada o quanto antes”, afirma Dra Rejane Calixto, secretária municipal da saúde.

Quem for aos postos de vacinação receber a vacina contra a Covid-19 poderá fazer, voluntariamente, doações de alimentos e agasalhos para ajudar as famílias que estão situação de vulnerabilidade social em nossa cidade.

Tire dúvidas sobre quem pode se vacinar neste Dia D: 

– Quem pode tomar a primeira dose e qual documento precisa levar? 

Qualquer morador de Diadema acima de 12 anos já pode receber a primeira dose do imunizante contra a covid-19. Para isso, basta o usuário, no momento da vacinação, apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS).

Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia.

Também é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br. É rápido e basta preencher dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, endereço, telefone e e-mail.

– Já tomei a primeira dose e chegou a hora de receber a segunda. Qual documento tenho que apresentar? 

Em caso de segunda dose, é obrigatório apresentar um documento de identificação pessoal com foto (RG ou CNH), CPF, comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante da primeira dose aplicada em um dos postos do município de Diadema.

– Quem pode receber a terceira dose ou dose adicional? Qual documento é necessário? 

Poderão receber a terceira dose os idosos com idade igual ou superior a 80 anos que foram imunizados há seis meses (até 31 de março) com a segunda dose de Coronavac.

A dose é importante para promover uma melhor resposta imunológica dos idosos, especialmente contra a variante Delta.

Além desse público, a dose adicional já está liberada desde o dia 21 de setembro para as pessoas com doença imunossupressora desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos 4 semanas (28 dias).

Para receber a dose adicional, será necessário apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, o comprovante de endereço de Diadema no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS) e o comprovante de vacinação que atenda os critérios citados acima.

Para acompanhar essas e outras informações oficiais sobre a campanha de vacinação, acesse: http://www.diadema.sp.gov.br/covid-19

– Quais são os critérios para imunização com D3 dos imunossuprimidos: 

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam:

I – Imunodeficiência primária grave

II – Quimioterapia para câncer

III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 cel/mm3

V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune *

* Drogas modificadores de resposta imune consideradas para fim de elegibilidade a dose adicional da vacina para pessoas imunossuprimidas: Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6- mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira,adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte,Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe). 

VII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

VIII – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Para saber mais, acesse a última versão do Documento Técnica da Campanha Municipal de Vacinação: http://www.diadema.sp.gov.br/attachments/article/25772/Orientacao_Tecnica-imunodeprimidos_20_09_2021.pdf 

SERVIÇO: 

Dia D de vacinação – 25/09/2021

Das 8h30 às 16h

Público-alvo: D1 para os jovens de 12 anos ou mais (com ou sem comorbidades); pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), seja aquelas que estão com a dose em atraso ou as que tem D2 prevista até o dia 30 de setembro; D3 para idosos de 80 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose da Coronavac até 31 de março deste ano e pessoas com doença imunossupressora, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos 4 semanas (28 dias).

Confira o endereço das unidades abertas nesse sábado (25) para o Dia D:

UBS LOCAL DE VACINAÇÃO
ABC UBS: Avenida das Ameixeiras, 679
CONCEIÇÃO UBS: Rua Bororós, 80
ELDORADO UBS: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288
INAMAR UBS: Rua José Vicente, 122
MARIA TEREZA UBS: Avenida Sinésio Pereira, 27
NAÇÕES UBS: Rua Itália, 249
NOVA CONQUISTA UBS: Avenida Presidente Juscelino, 759
PROMISSÃO UBS: Rua Prudente de Moraes, 300
RUYCE UBS: Avenida Eldorado, 885
TEATRO TEATRO CLARA NUNES: Rua Graciosa, 300