VOLTAR
  • Variedades

Desfile cívico-militar marca aniversário de 465 anos de São Bernardo

Organizadores informaram que evento contou com 20 mil pessoas e marcou celebração das tradições e da história do município

  • Várias escolas participaram de desfile em comemoração ao aniversário da cidade.
    Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine
  • Por: Redação
  • Publicado em: 20/08/2018
  • Compartilhar:

Organizadores informaram que evento contou com 20 mil pessoas e marcou celebração das tradições e da história do município

desfile

Várias escolas participaram de desfile em comemoração ao aniversário da cidade. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

Um desfile Cívico-Militar marcou aniversário de 465 anos de São Bernardo, comemorado nesta segunda-feira (20/08). Os organizadores estimam que 20 mil pessoas participaram na rua Marechal Deodoro das festividades que tiveram como tema central “São Bernardo, Cidade do Trabalho”.

O resgate da história da cidade e da importância da data foi marcada desde o começo da cerimônia. Após a execução do hino nacional pela banda da GCM (Guarda Civil Municipal), os grupos musicais do Exército e da Marinha iniciaram o desfile.

Em um segundo momento, a frota motorizada chamou a atenção das pessoas pela diversificação dos veículos, como caminhões, motos e viaturas. Neste ponto, veículos históricos como um Fusca restaurado pela Secretaria de Serviços Urbanos e uma tradicional jardineira da Auto Viação ABC foram fotografados pelo público presente.

Ao longo da cerimônia, foram distribuídas 125 medalhas à autoridades, diretores, alunos e representantes de escolas que participaram do desfile.

Escolas

Dez escolas municipais participaram das atividades: EMEBs: Luiza Maria de Farias, Dr. Vicente Zammite Mammana, Mário de Andrade, Celso Augusto Daniel, Profº Ramiro Gonçalez Fernandes, Profº Ítalo Damiani, Profª Janete Mally Betti Simões, Profº Claudemir Gomes do Vale, José Cataldi e Prefeito Aldino Pinotti. Outras 15 escolas estaduais também fizeram apresentações musicais.

As fanfarras foram outra atração, sendo que três escolas municipais (Luiza Maria de Farias, Celso Augusto Daniel e Claudemir Gomes do Vale) levaram conjuntos de percussão e outros instrumentos musicais, assim como outras três escolas estaduais (Ayrton Senna da Silva, Senador Robert Kennedy e João Ramalho). A programação contemplou ainda uma banda do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e outra da escola particular El Shaday.

Pela primeira vez a Secretaria de Esporte e Lazer foi ao evento com um grupo de cheerleaders portadoras de necessidades especiais. Com muita animação e simpatia, elas conquistaram o público.

Outro exemplo de inclusão foi dado pela escola Professor Claudemir Gomes do Vale, que levou um aluno cadeirante ao desfile.

Tema

Diversas escolas apresentaram fantasias e caracterizações relacionadas do tema do trabalho. A EMEB José Cataldi simbolizou setores da economia e a Ítalo Damiani fez homenagens à símbolos da cidade como a indústria automobilística e o Pavilhão Vera Cruz.

Moradores

A auxiliar de produção, Sandra Aparecida Antonia, aproveitou o feriado municipal para levar a sobrinha Júlia, de cinco anos, ao desfilee gostou do que viu. “Achei ótimo o evento. Foi uma oportunidade de vermos coisas diferentes, como carros, motos e viaturas da Polícia e do Exército. Foi a primeira vez que trouxe minha sobrinha e voltarei outras vezes”, elogiou.

Para o motorista, Damásio Martins, a celebração foi uma oportunidade para encontrar velhos amigos. “Encontrei aqui no desfile companheiros que faziam parte da banda marcial do Cacique Tibiriçá. Há 50 anos a gente fazia a abertura do desfile de aniversário da cidade e também no 7 de setembro. A edição deste ano foi excelente, gostei muito”, concluiu.