VOLTAR
  • Política

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta; 9 são do ABCD

Saiba quem são os deputados e deputadas reconduzidos e os recordistas de vínculo ininterrupto com a Casa

  • Deputados estaduais tomam posse nesta quarta; 9 são do ABCD.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 14/03/2023
  • Compartilhar:

Saiba quem são os deputados e deputadas reconduzidos e os recordistas de vínculo ininterrupto com a Casa

fachada da Alesp

Deputados estaduais tomam posse nesta quarta; 9 são do ABCD. Foto: Divulgação

A sessão solene de posse das deputadas e dos deputados estaduais eleitos para a 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo acontece nesta quarta-feira (15/03), a partir das 15h. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV Rede Alesp e pelo Youtube e redes sociais oficiais da Casa.

Serão empossados os 94 parlamentares eleitos e diplomados pela Justiça Eleitoral. Desses, 55 foram reeleitos para continuar representando o povo paulista; 32 assumem pela primeira vez uma cadeira na Alesp e outros sete já foram deputados ou deputadas em legislaturas anteriores e agora retornam para mais quatro anos.

A cerimônia será realizada no Plenário Juscelino Kubistchek. Conforme prevê o Regimento Interno, o atual presidente Carlão Pignatari conduzirá o rito de posse, acompanhados dos deputados Luiz Fernando Teixeira e Rogério Nogueira, 1º e 2º secretários, respectivamente.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente presta o compromisso de posse. Será dito: “Prometo fielmente desempenhar o meu mandato, promovendo o bem geral do Estado de São Paulo, dentro das normas constitucionais”. Em seguida, convida nominalmente cada um dos 93 parlamentares a se dirigem ao microfone e também realizarem o seu juramento, respondendo: “Assim o prometo”.

Depois de concluída a chamada, o presidente declara empossados os parlamentares e instalados os trabalhos da 20ª Legislatura da Alesp. A cerimônia de posse ainda conta com a leitura da síntese de uma mensagem do governador Tarcísio de Freitas apresentando a situação do Estado de São Paulo, incluindo o cenário das contas públicas e os programas atualmente executados.

Ao encerrar a sessão solene de posse, o presidente Carlão Pignatari deve suspender os trabalhos por 30 minutos para que o Plenário seja organizado e se tenha início a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. A exemplo da sessão de posse, a eleição da Mesa Diretora acontece seguindo o disposto no Regimento Interno da Assembleia.

Como acompanhar?

Toda a cobertura deste dia histórico na Alesp será feita pela Rede Alesp, incluindo a transmissão por meio da TV aberta, na capital e em mais 16 cidades do Estado, bem como por meio do canal no Youtube da Alesp. Haverá também a cobertura no site institucional da Assembleia e publicações em tempo real nas diversas redes sociais, incluindo Instagram, Facebook e Flickr.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza, nesta quarta-feira (15), a cerimônia de posse dos 94 deputados e deputadas que foram eleitos nas últimas eleições e que comporão a 20ª Legislatura do órgão. Do total dos parlamentares da próxima composição do Legislativo paulista, 55 já estão em exercício na atual legislatura, que está no fim, e foram reeleitos para mais quatro anos.

São 42 deputados e 13 deputadas reconduzidos ao cargo. Os perfis dos agentes públicos variam bastante. Há, por exemplo, parlamentares que iniciarão o segundo mandato consecutivo na Alesp, enquanto outro está prestes a completar 30 anos ininterruptos na Casa. Veja a seguir há quantos mandatos os reeleitos estão na Casa.

Segundo mandato

deputada Carla Morando

Carla Morando foi reeleita para o segundo mandato de deputada estadual. Foto: Divulgação

Vinte parlamentares reeleitos em 2022 estão em seu primeiro mandato na 19ª legislatura e, nesta quarta-feira, serão empossados para uma segunda passagem pelo legislativo. São eles: Carla Morando (PSDB-São Bernardo), Thiago Auricchio (PL-São Caetano),  Altair Moraes (Republicanos-Santo André), Danilo Balas (PL), Alex de Madureira (PL),  , Daniel Soares (União), Delegada Graciela (PL), Dr. Jorge do Carmo (PT), Gil Diniz (PL), Letícia Aguiar (PP), Major Mecca (PL), Marcio Nakashima (PDT), Marina Helou (Rede), Maurici (PT), Monica Seixas (PSOL), Paulo Fiorilo (PT), Professor Bebel (PT), Rafa Zimbaldi (Cidadania), Tenente Coimbra (PL), e Valeria Bolsonaro (PL).

Aurcchio, Thiago e Denise Auricchio

Filho do prefeito de São Caetano, Thiago Auricchio foi conduzido ao cargo pela segunda vez. Foto: Divulgação

Altair Moraes

Atair Moraes também foi reconduzido ao cargo de deputado pela segunda vez. Foto: Divulgação/Alesp

Terceiro mandato

Teonílio Barba

Teonílio Barba será empossado para terceiro mandato de deputado estadual. Foto> Divulgação

Dez deputados que estavam no segundo mandato na 19ª legislatura foram reeleitos mais uma vez e embarcam para a terceira passagem como parlamentares do Estado: Barba (PT-São Bernardo), Luiz Fernando (PT-São Bernardo), Caio França (PSB), Delegado Olim (PP), Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), Marcia Lia (PT), Marcos Damasio (PL), Marta Costa (PSD), Paulo Corrêa Jr. (PSD) e Ricardo Madalena (PL).

Luiz Fernando - deputado estadual

Luiz Fernando volta pela terceira vez à Alesp. Foto: Divulgação

Quarto mandato

Oito deputados já estiveram em três legislaturas da Casa e iniciarão agora o quarto mandato: André do Prado (PL), Carlão Pignatari (PSDB), Carlos Cezar (PL), Edna Macedo (Republicanos), Emídio de Souza (PT), Itamar Borges (MDB), Leci Brandão (PC do B) e Sebastião Santos (Republicanos).

Quinto e sexto mandatos

Seis parlamentares já cumpriram quatro mandatos e estão prestes a iniciar o quinto: Carlos Giannazi (PSOL), Edson Giriboni (União), Gilmaci Santos (Republicanos), Léo Oliveira (MDB), Milton Leite Filho (União) e Vinicius Camarinha (PSDB). Há, ainda, os que já estiveram em cinco legislaturas e serão empossados pela sexta vez: Analice Fernandes (PSDB), Enio Tatto (PT), Rogério Nogueira (PSDB) e Maria Lúcia Amary (PSDB).

Recordistas

Chegamos, enfim, aos recordistas de mandatos consecutivos na Assembleia que ainda permanecerão na Casa. Barros Munhoz (PSDB), Jorge Caruso (MDB) e Rodrigo Moraes (PL), com seis mandatos cada, iniciarão suas sétimas legislaturas. Conte Lopes (PL), Edmir Chedid (União) e Rafael Silva (PSD), com sete mandatos, estão prestes a começar o oitavo. Rafael está na Alesp ininterruptamente desde a 13ª legislatura. Ainda que tenham o mesmo número de mandatos que Silva, Conte Lopes e Edmir Chedid estiveram de fora de algumas legislaturas desde a primeira passagem pela Casa.

Mas o recorde de tempo de Assembleia entre os parlamentares que estarão na 20ª legislatura é de Mauro Bragato (PSDB), deputado que, desde 1978, ao ser empossado na 9º legislatura, esteve quase que ininterruptamente no Legislativo estadual. Bragato ficou de fora apenas da 14ª legislatura, tendo acumulado dez mandatos ao longo da vida. Nesta quarta-feira, iniciará o décimo primeiro mandato.

Olha quem voltou:

Atila Jacomussi

Esse novo período de legislatura tem uma uma renovação de 41,4% dos mantados em relação à última legislatura e com o retorno de sete parlamentares com passagens pela Casa, entre eles um do ABCD: Átila Jacomussi. Foto: Divulgação/Alesp

Esse novo período de legislatura tem uma uma renovação de 41,4% dos mantados em relação à última legislatura e com o retorno de sete parlamentares com passagens pela Casa, entre eles um do ABCD: Átila Jacomussi (SD). O deputado eleito é natural de Mauá, onde começou sua carreira política como vereador, em 2005. Foi eleito como deputado estadual para a 18ª legislatura em 2015, mandato que cumpriu até 2017, quando deixou o Parlamento após ser eleito prefeito de Mauá (2017-2020).

Em números absolutos, a nova composição da Alesp contará com 39 deputadas e deputados que não estavam na 19ª legislatura – sete destes com mandatos como deputados estaduais em legislaturas anteriores desta Casa.

Veja a seguir os outros seis parlamentares que retornam para a Alesp:

Ana Perugini (PT), Beth Sahão (PT), Dr. Valdomiro Lopes (PSB), Eduardo Suplicy (PT), Luiz Claudio Marcolino (PT), Simão Pedro (PT).

 1/3 dos parlamentares da nova legislatura da Alesp assumem mandato pela primeira vez

Ana Carolina

Ana Carolina, mulher do prefeito Paulo Serra, foi eleita deputada estadual pela primeira vez. Foto: Divulgação

Do total de deputadas e deputados estaduais do novo período, 32 nunca estiveram no cargo. Dessa forma, praticamente 1/3 deles assumirão o posto pela primeira vez.

Ana Carolina Serra (Cidadania-Santo André), Ediane Maria (PSOL-Santo André) e Rômulo Fernandes (PT-Mauá)

Rômulo Fernandes

Rômulo Fernandes toma posse nesta quarta como deputado estadual pela primeira vez. Foto: Divulgação

Ediane Maria

Ediane Maria é deputada pela primeira vez. Foto: Divulgação