Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

De olho no governo, grupos de Facebook viram ‘vigilantes’ no ABCD

Páginas criadas por moradores apontam erros e acertos das administrações e de vereadores 

Última atualização: 07/04/2018 16:32
Por Gislayne Jacinto
Publicado 07/04/2018
Compartilhar

Páginas criadas por moradores apontam erros e acertos das administrações e de vereadores   

 

Vigilantes da Câmara de São Caetano é um dos grupos mais atuantes e que cobra políticos. Foto: Reprodução

Moradores do ABCD se organizam em grupos nas redes sociais para apontar erros e acertos dos governos municipais. As páginas virtuais ganham cada dia mais adeptos e avançam nas discussões de problemas locais. Algumas dessas páginas já ultrapassam os 150 mil inscritos e acabam sendo um instrumento de fiscalização do poder público. As administrações municipais e políticos da Região, mesmo camuflados, acompanham os debates e, muitas vezes, se pautam por alguns questionamentos.

Em São Caetano, por exemplo, pelos menos três grupos têm feito atualizações constantes: “Vigilantes da Câmara Municipal – SCS”, com 11,4 mil membros, Ilha de São Caetano, com 5,3 mil pessoas e o “Seja o vigésimo vereador de Sanca”, com 7,6 mil integrantes. Ambos possuem um tom crítico com relação à postura de políticos e da atual gestão.

Propostas polêmicas nas sessões da Câmara e até mesmo problemas de saúde e de segurança, como assaltos e roubos, também geram muito debate nas redes sociais.

Ribeirão Pires 

 

Grupo de Ribeirão Pires tem mais de 46 mil membros. Foto: Reprodução

Em Ribeirão Pires, os moradores se organizaram e criaram a página “Pensar Ribeirão Pires”. A página conta com 51,3 mil membros que postam fatos do dia a dia, como também problemas da administração pública, como falta de serviços de saúde, aumento de impostos  e vaga em creches. Há moradores que também aproveitam o grande número de membros para pedir ajuda para encontrar carros roubados e até pessoas desaparecidas na Região.

 

Diadema 

 

Em Diadema, existem diversos grupos nas redes sociais, sendo um deles com mais de 124,7 mil seguidores (Moradores Diadema). O espaço vai além de discussões sobre ações do poder público. Integrantes aproveitam a popularidade do grupo para vender e fazer propagandas. Mas também é possível encontrar fatos ocorridos na cidade, como também reivindicações feitas junto à Prefeitura, como reformas de equipamentos públicos e eleições de conselhos municipais.

 

São Bernardo 

São Bernardo conta com o grupo “Bairro Assunção Ativo – SBC”, com 152,1 mil integrantes. Há vídeos e denúncias de reclamações de prestação de serviços públicos são postados e gera muita repercussão. Desaparecimento de pessoas também é divulgado. Como nos grupos de Diadema, o grupo também é usado para impulsionar vendas e fazer propagandas.

Outro grupo em São Bernardo que tem muita repercussão é o “Segurança São Bernardo do Campo”, com mais de 72,2 mil membros. Lá, geralmente, são postagens sobre a segurança pública da cidade e pedido de ajuda para encontrar algo furtado. Entretanto, a falta de serviços públicos é um assunto recorrente no grupo.

Santo André 

Em Santo André, também tem um grupo com mil membros, batizado como “Santo André Merece Mais”. O Fiscaliza ABC, com mais de 4 mil membros, também tem atuado para criticar políticos e governantes.

Outro grupo da região é o Eleições Municipais 2016, com 1,1 mil membros. No fim do ano passado, um vídeo de uma moradora de Santo Andre sobre sérios problemas no CHM (Centro Hospitalar Municipal) rendeu 300 mil visualizações.

Tags:abcdfacebookgrupos de facebookpolíticosprefeituras

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Possíveis candidatos do ABCD em 2018 enfrentam ação judicial
Próximo artigo Com fila, moradores ainda aguardam por nova balsa em S.Bernardo

Últimas notícias

São Bernardo conquista 17 medalhas na Etapa Final dos Jogos Abertos da Juventude
São Bernardo conquista 17 medalhas na Etapa Final dos Jogos Abertos da Juventude
23/06/2025
Taka Yamauchi lança Programa Asfalto Novo e vai recapear 160 ruas de Diadema
Taka Yamauchi lança Programa Asfalto Novo e vai recapear 160 ruas de Diadema
23/06/2025
Policial Civil é vítima de latrocínio durante assalto a Galpão em São Bernardo
Policial Civil é vítima de latrocínio durante assalto a Galpão em São Bernardo  
23/06/2025
Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo morre aos 66 anos
Geraldo Izaías Pereira, servidor há 30 anos na Prefeitura de S.Bernardo, morre aos 66 anos
23/06/2025
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
Escolas de esporte de Diadema beneficiam mais de 4 mil alunos
23/06/2025

Recomendadas

MauáPolítica

Novos Acessos ao Terminal de Mauá geram revolta entre passageiros

23/06/2025
Projeto "FUTURAS CIENTISTAS" mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública
DiademaPolítica

Projeto “Futuras Cientistas” mira na carreira científica de meninas e professoras da rede pública

20/06/2025
Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no quadro de secretários em Rio Grande da Serra
PolíticaDestaque 1Rio Grande da Serra

Com poucos meses de mandato, Akira Auriani já faz várias mudanças no secretariado

20/06/2025
Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara
São BernardoPolítica

Projeto da LDO 2026 da Prefeitura de São Bernardo tem aprovação unânime da Câmara

20/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?