VOLTAR
  • Variedades

Congresso reunirá em S.Caetano especialistas em Telemedicina e Tecnologia

No primeiro dia, sexta-feira (12) o tema será  "Saúde digital como política pública" e contará com a presença do prefeito Auricchio, que também é médico

  • No primeiro dia, sexta-feira (12) o tema será  "Saúde digital como política pública" e contará com a presença do prefeito Auricchio, que também é médico.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/05/2023
  • Compartilhar:

No primeiro dia, sexta-feira (12) o tema será  “Saúde digital como política pública” e contará com a presença do prefeito Auricchio, que também é médico

prefeito Auricchio no núcleo de Telemedicina

No primeiro dia, sexta-feira (12) o tema será  “Saúde digital como política pública” e contará com a presença do prefeito Auricchio, que também é médico. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Caetano do Sul promove o I Congresso de Telemedicina, Inovação e Tecnologia em Saúde. Será nos dias 12 e 13 de maio, no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns. O evento será híbrido – as inscrições para o evento presencial são limitadas.

O congresso receberá nomes importantes da área, que abordarão diversos temas relacionados à telemedicina, tecnologia e inovação em Saúde. O evento será dividido em painéis de debates com a participação de três a quatro pessoas, além de um moderador. Após as apresentações serão realizados debates, com respostas a questionamentos dos congressistas que estiverem participando presencialmente e on-line. As inscrições presenciais são limitadas e devem ser feitas pelo link http://sistemas-sesaud.saocaetanodosul.sp.gov.br/html/sesaud/congressotelemedicina/

No primeiro dia, sexta-feira (12) o tema será A saúde digital como política pública. No sábado (13) serão cinco temas: Desafios e oportunidades da capacitação do profissional de saúde no ambiente de saúde digital; Transformação digital da saúde em benefício dos gestores: expansão do acompanhamento do paciente e do cuidado integrado; A saúde digital como ferramenta de viabilidade da jornada do paciente; Desafios para o avanço: como podemos entender os desafios da adoção de tecnologias no setor público; O papel das tecnologias emergentes na gestão pública: experiências exitosas no uso de plataformas digitais no SUS para o cuidado integrado do paciente e melhoria da gestão municipal.

Em agosto de 2022 a prefeitura de São Caetano do Sul inaugurou o Núcleo Municipal de Telemedicina, que funciona no Complexo Hospitalar de Clínicas, com cinco consultórios virtuais. Recentemente mais uma evolução nos serviços da Telemedicina, o TytoCare, tecnologia que possibilita exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes, além da inauguração de mais três consultórios virtuais que funcionam no Atende Fácil Saúde.

“São Caetano foi pioneira na implantação dos atendimentos virtuais. Iniciamos com sete especialidades e hoje estamos atendendo 13. Conseguimos equalizar a demanda reprimida e, em algumas especialidades atendidas pudemos zerar. Hoje são mais de 25,4 mil atendimentos por Telemedicina em apenas oito meses”, destaca a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

Confira a programação e palestrantes:

Dia 12 de maio
20h – A Saúde digital como política pública
Dr. José Auricchio Jr. (Prefeito de São Caetano do Sul), Dra. Regina Maura Zetone (Secretária Municipal de Saúde), Dra. Ana Estela Haddad (Secretária Nacional de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde), Adriana Ventura (Deputada Federal).
Moderador: Dr. Lorenzo Tomé – SD Conecta

Dia 13 de maio
9h – Desafios e Oportunidades da capacitação do profissional de saúde no ambiente de saúde digital
Dr. Lorenzo Tomé (SD Conecta), Dr. Carlos Pedrotti (Saúde Digital Brasil), Dr. Chao Lung Wen (Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde).
Moderador: Dr. Aurélio Vitorino – NIT FMUSP

10h30 – Transformação digital da saúde em benefício dos gestores: expansão do acompanhamento do paciente e do cuidado integrado
Felipe Colucci (DASA), Arthur Aguillar (Instituto de Estudos de Políticas de Saúde – IEPS), Dr. Geraldo Reple Sobrinho (COSEMS/SP), Victor Marcondes (Nilo Saúde).
Moderador: Pedro Marocco – MV

11h30 – A saúde digital como ferramenta de viabilidade ad jornada do paciente
João Abreu (ImpulsoGov), Dra. Luana Araújo (Centro de Estudos de Políticas Públicas de Saúde – Albert Einstein), Dr. Aurélio José Vitorino (Núcleo de Tecnologia da informação da FMUSP).
Moderador: Pedro Marocco – MV

14h – Desafios para o avanço: como podemos entender os desafios da adoção de tecnologias no setor público
Dr. Antonio Carlos Endrigo (Associação Paulista de Medicina), Sergio Rosa (DATASUS), Luis Gustavo Kiataki (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde).
Moderador: Felipe Colucci – DASA

15h15 – O papel das tecnologias emergentes na gestão pública: experiências exitosas no uso de plataformas digitais no SUS para o cuidado integrado do paciente e melhoria da gestão municipal
Dra. Regina Maura Zetone (Secretária Municipal de Saúde), Julia Cestari Santos (Mevo), Dra. Ester Sabino (Professora do Departamento de DIP da FMUSP e Professora da USCS).
Moderador – Paulo Henrique de Oliveira