VOLTAR
  • Cidades

Confira a tendência do clima para o mês de novembro  

Chuvas de verão predominam na maior parte dos Estados do Sudeste

  • Chuvas de verão predominam na maior parte dos Estados do Sudeste.
    Foto: Divulgação/Pixabay
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/11/2021
  • Compartilhar:

Chuvas de verão predominam na maior parte dos Estados do Sudeste

chuva de verão

Chuvas de verão predominam na maior parte dos Estados do Sudeste. Foto: Divulgação/Pixabay

 

A previsão feita pela Climatempo indica a passagem de 3 novas frentes frias pelo Sul do país neste mês de novembro de 2021. Estes sistemas vão influenciar na formação de corredores de umidade e consequentemente nas chuvas constantes e volumosas entre o norte de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste e centro de Minas Gerais, norte do Rio De Janeiro, no sul de Goiás, na metade norte de Mato Grosso do Sul, pelo Mato Grosso, extremo sudoeste da Bahia e centro do Tocantins. Na metade sul do país, a chuva ficará abaixo da média, com precipitações irregulares.

Confira abaixo a previsão completa por Região!

Região Sudeste

As chuvas de verão vão predominar na maior parte da Região. Entre o norte de São Paulo e o oeste de Minas Gerais, a chuva deve ser frequente e volumosa, com acumulados acima da média histórica. Nas demais áreas, as pancadas de chuva serão isoladas e pontuais com e os acumulados que vão ficar abaixo da média para o período.

A chuva fica abaixo da média em áreas do centro-sul do estado de São Paulo, e o motivo é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial – caracterizado pela La Niña – e do aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul próximo à costa do Sudeste, entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

Com a La Niña, as áreas do centro-sul do país, incluindo os 3 estados do Sul e parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo ficam com chuva irregular ao longo do mês.

Além disso, com o aquecimento da costa do Sudeste, as frentes frias vão passar rápido pelo Sul do país, ficando estacionadas por mais tempo sobre a Região Sudeste, mantendo a canalização do fluxo de umidade do interior do país direcionados para o norte de São Paulo e o Triângulo Mineiro, pegando parte da Zona da Mata de Minas e uma pequena parte do Rio de Janeiro, entre o litoral e região serrana do estado.

verão

Chuva fica abaixo da média em áreas do centro-sul do estado de São Paulo, e o motivo é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico equatorial. Foto: Divulgação/Pixabay