VOLTAR
  • Cidades

Comerciantes ilegais de coras fúnebres são presos em flagrante em S.Bernardo

Guarda Ambiental flagrou extração ilegal da folha Guaricana, planta típica da Mata Atlântica; folheiros buscavam aumentar seus faturamentos  

  • Guarda Ambiental flagrou extração ilegal da folha Guaricana, planta típica da Mata Atlântica; folheiros buscavam aumentar seus faturamentos .
    Foto: Divulgação/PSBC 
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/10/2019
  • Compartilhar:

Guarda Ambiental flagrou extração ilegal da folha Guaricana, planta típica da Mata Atlântica; folheiros buscavam aumentar seus faturamentos  

Guarda Ambiental flagrou extração ilegal da folha Guaricana, planta típica da Mata Atlântica; folheiros buscavam aumentar seus faturamentos . Foto: Divulgação/PSBC

 

A Guarda Ambiental de São Bernardo, que pertence à GCM (Guarda Civil Municipal), efetuou um flagrante de comércio ilegal no município. Nesta segunda-feira (21/10), um efetivo de profissionais prendeu cinco pessoas nas proximidades do Parque Estadual da Serra do Mar, portando 21 fardos (40 quilos em cada) de folha de Guaricana, planta típica da Mata Atlântica e que é muito utilizada em coroas fúnebres.

Conhecidos como “folheiros”, por atuarem no comércio ilegal, os indivíduos foram detidos e encaminhados à Delegacia do Meio Ambiente (Dicma) de São Bernardo, além de multados em R$ 3,5 mil cada um, por crime ambiental. O produto seria comercializado para o feriado de 2 de novembro (Dia de Finados).

Os folheiros foram flagrados capturados no exato de momento de embarque em barco de pequeno porte, na Represa Billings, em local de difícil acesso. A região está sob proteção ambiental e o ato de extrair qualquer vegetação é considerada crime.

Com uma política prioritária à proteção ao meio ambiente, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destacou a ostensiva fiscalização dos profissionais da Guarda. “O trabalho no município é pela conscientização, fiscalização e proteção da nossa natureza. Aos poucos, temos conseguido avançar com efetividade nestas ações”, comentou.

A Guarda Ambiental e a Prefeitura continuam contando com a colaboração da população no combate ao desmatamento e à caça ilegais. Para denunciar quaisquer ações desse tipo, basta ligar para a Guarda Civil Municipal (GCM), discando 153. Não é necessário se identificar.

“Infelizmente é uma prática comum a exploração ilegal ao nosso meio ambiente. Por isso, comemoramos ocorrências como esta para evidenciar a ação que está sendo feita em São Bernardo”, adicionou o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.