VOLTAR
  • Cidades

Começa a construção de 460 moradias para famílias de baixa renda em Sto.André

Unidades habitacionais começaram a ser construídas pelo CDHU neste sábado no Jardim Jamaica; Prefeitura cedeu o terreno

  • Sto.André inicia construção de 460 moradias para famílias de baixa renda.
    Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/02/2023
  • Compartilhar:

Unidades habitacionais começaram a ser construídas pelo CDHU neste sábado no Jardim Jamaica; Prefeitura cedeu o terreno

residencial em construção

Sto.André inicia construção de 460 moradias para famílias de baixa renda. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Começaram oficialmente neste sábado (11/02) no Jardim Jamaica, em Santo André, as obras do Residencial João Ducin, que terá 460 apartamentos. As unidades habitacionais serão destinadas a famílias provenientes de demanda de aluguel social e também para aquelas que ganham até três salários mínimos.

O evento de assinatura da ordem de serviço para a construção das moradias do Residencial João Ducin contou com a presença  do presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino, do prefeito Paulo Serra, além do deputado federal Fernando Marangoni.

As famílias habilitadas já assinaram seus contratos na modalidade do Programa Carta de Crédito Associativo, que estão sendo geridos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), e vão aguardar a conclusão das obras para que finalmente tenham um lar para chamar de seu.

“É preciso deixar claro que o Programa Carta de Crédito Associativo foi lançado em agosto no ano passado, mas era uma modalidade que existia desde 2008, e que com a colaboração do então secretário de Habitação e Regularização Fundiária de Santo André, Fernando Marangoni, conseguimos colocar para rodar plenamente”, disse o presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.

O Residencial João Ducin está sendo construído em um terreno pertencente à Prefeitura de Santo André localizado na Estrada João Ducin, 300.

“Quero agradecer a parceria com o Governo do Estado, que em conjunto com o município, tem melhorado a vida das pessoas. Vale ressaltar que este processo de construção conta com a aprovação da Lei de Habitação de Interesse Social (HIS), uma referência para o Estado e para o país, que permite o uso de áreas públicas e viabiliza a construção das unidades, reduzindo o déficit habitacional da cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O deputado federal Fernando Marangoni reforçou a satisfação em fazer parte deste processo. “Em 2017 colocamos um chamamento inédito na rua pela Prefeitura e este era para ser feito pela Caixa Econômica Federal. No entanto, o Governo Federal da época acabou mudando enquadramentos e não repassou os recursos, gerando angústia para as famílias. Fui ao Estado e encontrei o Reinaldo, resgatamos um programa dele e lançamos o Programa Carta de Crédito Associativo. Hoje, as condições do financiamento para as famílias são mil vezes melhores do que qualquer outro modelo”, comemorou.

prefeito paulo serra e marangoni

Projeto é feito em parceria entre Governo do Estrado e Prefeitura de Santo André. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

 Novas moradias

Além de atuar na regularização fundiária, a Prefeitura de Santo André também trabalha na viabilização de empreendimentos imobiliários, com o objetivo de beneficiar munícipes de baixa renda e reduzir o déficit habitacional do município. No mês passado o Residencial Clara também tiveram suas obras iniciadas. O conjunto, que está sendo construído no bairro Camilópolis, terá 480 apartamentos que vão beneficiar famílias que se enquadram nos mesmos moldes do Residencial João Ducin.