VOLTAR
  • Esporte

Com reabertura das piscinas, São Bernardo inicia projeto de natação no Baetão

Prefeito Orlando Morando compareceu ao espaço para acompanhar aulas iniciais; proposta, com 300 inscritos na etapa inicial, é ofertar atividades para quem não sabe nadar Com a concretização da reabertura das piscinas do Complexo Esportivo do Baetão, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, deu início a projeto que oferta aulas de natação […]

  • Prefeito Orlando Morando compareceu ao espaço para acompanhar aulas iniciais; proposta, com 300 inscritos na etapa inicial, é ofertar atividades para quem não sabe nadar.
    Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassinh
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 19/07/2022
  • Compartilhar:

Prefeito Orlando Morando compareceu ao espaço para acompanhar aulas iniciais; proposta, com 300 inscritos na etapa inicial, é ofertar atividades para quem não sabe nadar

prefeito Orlando Morando durante aula de natação

Prefeito Orlando Morando compareceu ao espaço para acompanhar aulas iniciais; proposta, com 300 inscritos na etapa inicial, é ofertar atividades para quem não sabe nadar. Foto: Divulgação/PSBC-Ricardo Cassinh

Com a concretização da reabertura das piscinas do Complexo Esportivo do Baetão, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, deu início a projeto que oferta aulas de natação para quem não sabe nadar, novidade que amplia a gama de atividades do município e que atende antiga demanda da população. A proposta, denominada Perca o Medo de Nadar, é direcionada a moradores com mais de 16 anos que queiram superar o temor de entrar na água e aprender a vivenciar a modalidade.

A etapa inaugural do programa contabilizou 300 inscritos, registrando aulas – com profissionais da equipe da Secretaria de Esportes e Lazer do município – nos períodos da manhã e tarde, de segunda a sexta-feira, até 29 de julho – as inscrições se deram no começo deste mês, por meio virtual. O conceito é que as pessoas possam estar aptas a nadar dentro de um prazo de 10 dias de curso. Conforme anúncio feito no local, a segunda edição do projeto será aberta em agosto, com aulas aos finais de semana.

“Mês de férias é período de oportunidades para jovens e adultos. Compartilhamos essa boa experiência que estamos oferecendo à população. Nós conseguimos viabilizar esse projeto graças à reinauguração das piscinas do Baetão. Quando assumimos o governo, em 2017, aqui era mais um local que ficou abandonado (pela gestão anterior). Com a piscina reformada e aquecida, devolvemos o equipamento aos moradores e temos a possibilidade de ofertar novas experiências como essa”, frisou o prefeito Orlando Morando, em visita ao centro esportivo.

Situado na Avenida Armando Ítalo Setti, 901, bairro Baeta Neves, o complexo aquático do Baetão foi entregue em 2020, reaberto seis anos depois de o espaço ser fechado pelo governo passado. Totalmente revitalizado, o espaço passou a contar com duas piscinas com moderno sistema de aquecimento a gás e trocadores de calor, sendo uma semi-olímpica para treinamento de natação e competições, além de outra para recreação e hidroginástica, com capacidade para atender aproximadamente 3.000 pessoas por mês.

Moradora do Centro, Queli Cristina da Costa Aguiar, de 49 anos, admitiu emoção ao iniciar as atividades do curso. “Estou aprendendo a nadar, não sabia. Tive um trauma terrível. Estou hoje no segundo dia de aulas e amando essa iniciativa. E fazendo muitas coisas que não imaginaria que poderia fazer.

INICIATIVA

O secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon confirmou novas edições em decorrência do retorno positivo da iniciativa. “Uma segunda edição já a partir de agosto será liberada para nova turma, com mais 300 alunos. Inicialmente, são 300 atendimentos de munícipes perdendo o medo de nadar e também se divertindo nas piscinas”, acrescentou.