VOLTAR
  • Política
  • Santo André

Com apoio da cúpula do PL, Zacarias lança pré-candidatura a prefeito de Sto.André  

Direção do Partido Liberal afirma que Michele, Bolsonaro e Tarcísio vão apoiar projeto do vice-prefeito na disputa eleitoral deste ano

  • Com apoio da cúpula do PL, Zacarias lança pré-candidatura a prefeito de Santo André.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/03/2024
  • Compartilhar:

Direção do Partido Liberal afirma que Michele, Bolsonaro e Tarcísio vão apoiar projeto do vice-prefeito na disputa eleitoral deste ano

Com apoio da cúpula nacional e estadual do PL, o atual vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, lançou nesta segunda-feira (11/03) sua pré-candidatura a prefeito nas eleições deste ano. Os liberais também prometeram “apoio total” ao projeto, inclusive, com a vinda de Jair Bolsonaro, sua esposa Michele Bolsonaro e até o apoio do governador  Tarcísio de Freitas que já foi convidado a ingressar na legenda liberal.

Zacarias concedeu entrevista coletiva à imprensa em um hotel da cidade, onde expôs para 11 veículos de comunicação da região sobre sua decisão de não seguir junto com o projeto do prefeito Paulo Serra que tem outros pré-candidatos em vista. Comenta-se no advogado Leandro Petrin ou no secretário de Saúde, Gilvan Júnior.

Mágoa

A decisão  de Luiz Zacarias ocorreu depois de uma conversa que teve com o prefeito Paulo Serra há 15 dias. O vice-prefeito disse que há 9 anos  fechou um acordo com o tucano. Segundo Zacarias, a conversa ocorreu ao lado de seu pai  já falecido. Na ocasião, Paulinho Serra, então vereador, teria prometido que, em caso de vitória nas eleições, Zacarias seria o sucessor natural dele.

Zacarias disse ter sido leal durante os 8 anos e que esperava de Paulinho um apoio ao seu projeto de disputar o Paço com o apoio do governo. No entanto, o prefeito disse a ele que tem outros dois nomes para escolher.

“Nós conversamos há alguns dias atrás e depois de muito tempo, e até imaginava que ia chegar nesse ponto. Ele barrigou marcando reunião, mesmo sabendo que não seria o candidato do governo, pois a gente ouviu muita conversa, mas enquanto eu não ouvisse dele, eu não ficaria satisfeito, pois o compromisso lá atrás dele foi comigo. Então, a gente tinha que fechar essa conversa com ele da mesma forma. Ele alegou que já tem um projeto com outro candidato, ele não falou o nome desse candidato, ou seja, dizendo que vai optar por um projeto que seria melhor pra Santo André”, disse.

“Então, ele disse que quer o melhor pra Santo André. Eu trabalhei com ele nos dois mandatos, então eu realmente me senti muito mal, chateado, decepcionado, triste por entender que se tivesse essa definição lá atrás eu poderia ter tomado outro rumo diferente. Eu acho que faltou diálogo, eu acho que faltou conversa. Então, eu realmente me senti muito mal, me senti traído com essa falta de confiança”, completou Luiz Zacarias.

Valdemar, Zacarias e Tadeu

Com apoio da cúpula do PL, Zacarias lança pré-candidatura a prefeito de Santo André. Foto: Divulgação

Bolsonaro pedirá votos

O presidente estadual do PP, Tadeu Candelária, disse que Boslonaro pedirá votos para Zacarias e demais candidatos do PL e que a intenção é conquistar entre 100 e 150 prefeitos no Estado.

“O Valdemar da Costa Neto disse isso hoje de manhã e eu reafirmo. Eu quero reafirmar pelo compromisso que o presidente tem com o PL. Na eleição de 2022, o presidente Bolsonaro não pediu voto para o PL, pois tinha um arco de aliança com o PP e com o Republicanos  e ele não quis prejudicá-los e nós conseguimos entender isso. Mas nessa eleição, ele garantiu pra nós que ele vai pedir voto para o 22. E nós acreditamos nessa premissa de que isso vai surtir efeito nas cidades, pois as eleições de 2024 vão ser diferentes das de 2022”, disse Candelária.

“Isso eu posso garantir pra vocês. Não sou eu que estou dizendo isso e sim tenho conversado com vários cientistas políticos e também com várias autoridades que fazem pesquisas. Essas pesquisas mais evoluídas quantitativa e qualitativa e elas têm colocado isso com muita propriedade que as eleições deste ano vão ter que tomar uma decisão. O centro ainda está nublado, mas a direita e a esquerda estarão disputando as eleições deste ano. Então, nós acreditamos nisso e acreditamos também que o PL no estado de São Paulo vai fazer de 100 a 150 prefeitos. A nossa meta é 150 prefeitos”, afirmou o presidente .