VOLTAR
  • Cidades

Com 59 casos de dengue, Mauá faz alerta sobre aedes aegypti

Prefeitura orienta a população a redobrar os cuidados e a eliminar possíveis criadouros do mosquito

  • Prefeitura orienta a população a redobrar os cuidados e a eliminar possíveis criadouros do mosquito.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 12/11/2021
  • Compartilhar:

Prefeitura orienta a população a redobrar os cuidados e a eliminar possíveis criadouros do mosquito

equipes da prefeitura

Prefeitura orienta a população a redobrar os cuidados e a eliminar possíveis criadouros do mosquito. Foto: Divulgação

A Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses está chegando ao fim e a Prefeitura de Mauá promoveu ações de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e do chikungunya. Até o fim de setembro deste ano, segundo dados da Vigilância Epidemiológica, Mauá confirmou 59 casos de dengue e apenas um de chikungunya. Não há registros de zika.

Durante o trabalho desenvolvido pelos agentes da endemias da Gerência de Zoonoses, juntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos e as equipes do programa ‘Meu Bairro Limpo’, 4.211 imóveis foram visitados para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. A atuação foi concentrada no Jardim Zaíra. Desde o início de 2021, cerca de 265 mil imóveis receberam os profissionais.

Chamou a atenção da Prefeitura um relaxamento dos cuidados com baldes, vasos e materiais inservíveis com água parada, locais propícios para a reprodução do aedes aegypti. O alerta foi dado aos moradores das residências para cobrir tonéis e caixas d’água, manter calhas limpas, garrafas com a boca para baixo, lixeiras tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela, além de lavar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia e higienizar os potes de água para animais. O ideal é que todos redobrem os cuidados.

Nas áreas externas é fundamental cobrir e fazer a manutenção em locais com piscinas e hidromassagens, limpar ralos e canaletas e prestar atenção em plantas que podem acumular água.

Após a Secretaria de Saúde ser notificada sobre caso envolvendo uma dessas doenças, é realizado trabalho em um raio de 200 metros (cerca de nove quarteirões) do imóvel para eliminar focos do mosquito e fazer a busca ativa de novos casos suspeitos.

Quem tiver dúvidas ou quiser fazer denúncias sobre possíveis criadouros de aedes aegypti pode entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo número 0800 760 9000.