VOLTAR
  • Política

Cinco prefeitos do ABCD decretam Lockdown noturno na Região

São Caetano e Ribeirão Pires são as únicas que não acataram medida, pois vão seguir o decreto do governo do Estado que apenas restringirá circulação de pessoas, mas o comércio essencial funcionará nos municípios

  • Em Sto.André, 3 mulheres fazem arrastão na rua Oliveira Lima e são presas.
    Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/02/2021
  • Compartilhar:

São Caetano e Ribeirão Pires são as únicas que não acataram medida, pois vão seguir o decreto do governo do Estado que apenas restringirá circulação de pessoas, mas o comércio essencial funcionará nos municípios 

 

Sete prefeitos do ABCD decretam Lockdown noturno na Região; funcionamento de estabelecimentos comercias não poderão funcionar a partir da 21h. Foto: Divulgação/PSA-Angelo Baima

 

Com o objetivo de conter a aceleração da pandemia do novo coronavírus, os prefeitos do Grande ABC, reunidos nesta quarta-feira (24/2) em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, deliberaram o lockdown noturno na região, com encerramento das atividades comerciais a partir das 21h, a partir do próximo sábado (27/o2), com exceção de farmácias e equipamentos de saúde.

A circulação de pessoas ficará restrita das 22h até as 4h, quando será interrompido o transporte coletivo, com exceção dos equipamentos geridos pelo Governo do Estado.

A restrição será regulamentada por meio de decretos das prefeituras e vale até 7 de março, quando a situação passará por nova avaliação.

Durante a reunião, também ficou decidido que o calendário de volta às aulas será definido pelas prefeituras conforme as particularidades de cada município.

Exceções 

São Caetano e Ribeirão Pires são as únicas que não adotarão lockdow noturno. O prefeito Tite Campanella optou por seguir decreto do governo do Estado. O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (24/02) que a circulação em todas as 645 cidades do estado de São Paulo ficará restrita das 23h até as 5h até o dia 14 de março. A medida entra em vigor a partir desta sexta (26/02) e atende a uma recomendação expressa do Centro de Contingência do coronavírus para conter a aceleração da pandemia.

“A Prefeitura de São Caetano do Sul informa que seguirá as medidas anunciadas nesta quarta-feira (24/2) pelo Governo do Estado sobre a restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h, a partir de sexta-feira (26/2). A cidade não adotará restrições adicionais (como definiu o Consórcio Intermunicipal ABC), tendo como base os dados epidemiológicos e a taxa de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria”, informou a administração de Tite Campanella por meio de nota oficial.

A assessoria do prefeito de Ribeirão Pires também informou na noite desta quarta-feira que vai acompanhar o decreto estadual do governado João Doria.

A Prefeitura de Ribeirão Pires também  emitiu noto e informou que seguirá as orientações do Governo do Estado e reforçará a fiscalização noturna a fim de evitar aglomerações e festas clandestinas.

“No entanto, diferentemente do que definiu o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC na tarde desta quarta-feira, Ribeirão Pires não irá alterar o horário de funcionamento do transporte público, uma vez que grande parte da população da cidade trabalha e estuda em outras localidades. O direito de deslocamento dessas pessoas que são obrigadas a cumprirem suas jornadas diárias não pode ser afetado”, afirmou a Prefeitura.

Santo André

Após a reunião do Consórcio, a  Prefeitura de Santo André, emitiu noto e informou que após análise dos dados referentes à evolução da pandemia de Covid-19 na cidade, optou pelo adiamento do retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal e também na rede estadual para o dia 8 de março. A data de retorno prevista anteriormente era 1º de março. Não haverá alteração no funcionamento das escolas particulares, que já iniciaram suas atividades.

O retorno dos estudantes às escolas ocorrerá seguindo sistema híbrido de ensino, com atividades presenciais e também remotas e com as classes com número reduzido de estudantes, além do respeito a todos os protocolos de higiene, fundamentais para retorno das aulas em segurança para alunos, professores e familiares.