
Uma força-tarefa com a GCM (ROMU), equipe de Trânsito e Procon de São Bernardo realizou uma fiscalização na manhã desta quarta-feira (14), no bairro Rudge Ramos, após denúncias de moradores.
Um caminhão estaria abastecendo veículos de uma frota de empresa diretamente em via pública, o que causava transtornos, perturbação do sossego e levantava riscos à segurança de quem passava pelo local.
A fiscalização ocorreu na esquina da Travessa José Ferrareto com a Rua Ernesto Augusto Cleto.
A ação contou ainda com o acompanhamento do Renan Queiroz, que esteve presente durante a fiscalização.
A prefeitura se manifestou sobre o assunto
Leia a íntegra da nota oficial:
“A Prefeitura de São Bernardo informa que, na manhã desta quarta-feira (14/1), o Procon realizou uma ação de fiscalização no bairro Rudge Ramos, com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), por meio da ROMU.
A atuação se deu com o objetivo de averiguar denúncia sobre possível abastecimento de combustível em via pública.
No local, foi constatada a presença de um caminhão adaptado para realizar o abastecimento de veículos que se deslocavam até o ponto. As medidas cabíveis foram adotadas pelos órgãos competentes, dentro de suas atribuições legais.
A operação contou, ainda, com a participação da Secretaria de Justiça, Secretaria de Planejamento Urbano (Posturas), Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura e Secretaria de Meio Ambiente.
As denúncias referiam-se à atuação recorrente de uma empresa de abastecimento de combustível do tipo “delivery”, que estacionava um caminhão-tanque em via pública, em área residencial, entre 5h30 e 7h, para abastecer veículos da frota de uma empresa de exames e vacinação domiciliar. A prática vinha gerando transtornos aos moradores da região.
Durante a fiscalização, foi constatado que, embora a empresa fornecedora possua licença da ANP para a atividade, o abastecimento em via pública é irregular e não permitido, por representar risco à segurança, ao meio ambiente e por infringir normas municipais de posturas, além de caracterizar perturbação do sossego.
O caminhão-tanque foi fiscalizado, o responsável advertido quanto à irregularidade da prática e foram identificadas inconsistências na documentação do veículo e do condutor, que resultaram em autuações aplicadas pelo Departamento de Trânsito.
A Prefeitura reforça que mantém ações de fiscalização contínuas para coibir atividades irregulares em vias públicas, priorizando a segurança da população, o cumprimento da legislação e a preservação da ordem urbana”.
