VOLTAR
  • Cidades

Chuvas e vento castigam ABCD; Sto.André registra óbito e pessoa ferida

Dezenas de chamados de queda de árvores foram registrados pelas Prefeituras da Região

  • Santo André registra óbito e pessoa ferida em obra após forte ventania.
    Foto: Reprodução/TV Globo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 03/11/2023
  • Compartilhar:

Dezenas de chamados de queda de árvores foram registrados pelas Prefeituras da Região

prédio em construção em Santo André

Santo André registra óbito e pessoa ferida em obra após forte ventania. Foto: Reprodução/TV Globo

As chuvas e o vento desta sexta-feira (03/11) causaram estragos no ABCD, A cidade mais afetada foi Santo André onde um pedreiro morreu ao ser  atingido por estruturas de uma obra que se soltaram de um prédio em construção. Nesse imóvel também aconteceu uma explosão e um homem se feriu.

A construtora MRV, responsável pela obra, emitiu nota oficial à imprensa sobre o caso. “Devido a esse acidente, sem precedentes, dois colaboradores foram atingidos. Infelizmente um deles faleceu, enquanto outro sofreu uma fratura e está sendo atendido no Pronto Socorro de Santo André. A empresa lamenta o ocorrido e informa que está prestando toda assistência necessária aos familiares e ao funcionário acidentado”.

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, informou que foi notificada na tarde desta sexta-feira para atender essa ocorrência na Rua Mendes Leal, onde constatou a queda de uma estrutura sobre duas pessoas em decorrência dos ventos fortes que atingiram a região.

“Uma teve óbito constatado pelo SAMU e a outra foi encaminhada ao CHM. As equipes da Defesa Civil seguem no local, pois ainda há risco de queda de materiais e estrutura. Inclusive, foi constatada fiação solta (Enel já foi acionada para desligamento da rede). Em razão de todas essas situações, todo o quarteirão da obra (Ruas Mendes Leal e Boa Vista – esta já em São Caetano) está interditado até pelo menos este sábado (4)”, informou  nota do Paço.

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Proteção e Defesa Civil, também informou que foram registradas 47 quedas de árvores em decorrência das chuvas e dos ventos nesta sexta-feira – houve registro máximo de ventos de 105 km/h.

Outras cidades

queda de árvore na 31 de março

Árvore foi ao chão na avenida 31 de Março, em São Bernardo. Foto: Divulgação

Em Diadema, foram registradas sete ocorrências de queda de árvores, nas ruas Jundiaí, Alfenas e Passagem São Gaspar. Houve ainda um destelhamento de imóvel na Rua São Genaro, sem vítimas

Em São Bernardo, 12 árvores foram ao chão devido às fortes chuvas e os ventos que atingiram a região. Não houve registro de vítimas em nenhuma das ocorrências.

A forte ventania ainda derrubou uma árvore sobre um ponto de ônibus em São Caetano do Sul. “As fortes chuvas e vendavais que atingiram a região metropolitana causaram estragos em São Caetano, resultando principalmente em muitas quedas de árvores. Equipes da Defesa Civil, CGE, GCM, Saesa, Semob e Corpo de Bombeiros trabalham para reduzir os impactos e garantir o retorno da normalidade o mais breve possível. Não há registro de mortos ou feridos, somente danos materiais”, disse o prefeito José Auricchio Júnior em suas redes sociais.

rua oswaldo Cruz

Queda de árvore na rua Oswaldo cruz, em São Caetano. Foto: Divulgação

Ventania

Pelos dados da METAR (SIMB) do Heliporto Monumental Business, localizado no município de São Caetano do Sul, nesta sexta-feira, às 16h15, foi registrado velocidade de vento variando de 62 até 103 km/h.

Anchieta

Na Rodovia Anchieta, uma árvore caiu em cima de um caminhão e outros motoristas registraram a cena.

O fato correu no km 10 dessa via, sentido litoral. Por conta disso, Anchieta foi interditada, segundo a Ecovias que destinou equipes ao local. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Rodoviário foram acionadas e por volta de 18h03 as faixas 1 e 2 foram liberadas. Quatro carros foram atingidos pela árvore.

Veja vídeo