Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Caso Fapan: alunos protestam contra cobrança indevida e suspensão de provas em SBC

Alunos da Fapan realizaram uma manifestação contra problemas financeiros que vêm afetando o andamento do curso e acesso às avaliações

Última atualização: 09/04/2025 09:57
Por Gislayne Jacinto
Publicado 09/04/2025
Compartilhar
Caso Fapan: alunos protestam contra cobrança indevida e suspensão de provas em SBC
Caso Fapan: alunos protestam contra cobrança indevida e suspensão de provas em SBC. Foto: TV São Bernardo

Estudantes da FAPAN, faculdade localizada na Rua Marechal Deodoro, 358, no Centro de São Bernardo do Campo, realizaram uma manifestação nesta segunda-feira (7) contra problemas financeiros que vêm afetando o andamento do curso e o acesso às avaliações.

De acordo com os alunos, desde o início do primeiro semestre de 2024 os boletos foram emitidos com erros, sem aplicar os descontos das bolsas e com acréscimo de juros e multas. Mesmo após a normalização parcial do sistema em novembro do ano passado, os valores não foram corrigidos e a faculdade não apresentou propostas de solução — mesmo após tratativas com o setor financeiro e acionamento do Procon.

Na gestão anterior, o então diretor havia permitido que os estudantes continuassem frequentando as aulas normalmente até que o problema fosse resolvido. No entanto, com a chegada da nova direção, a regra mudou: só poderá fazer as provas quem estiver com a matrícula regularizada — algo que não é possível para muitos alunos devido à pendência gerada pelo próprio erro da instituição.

“Meus boletos foram liberados há duas semanas com valor cheio, sem o desconto da bolsa, com juros e multa. Sem matrícula, não posso fazer a prova hoje”, contou uma estudante do 9º semestre.

Durante a manifestação na segunda-feira (7), a Polícia foi chamada e foi registrado um Boletim de Ocorrência no 1º DP de São Bernardo. De acordo com o histórico do BO os “estudantes foram impedidos de realizar prova sob o argumento de que estavam inadimplentes”. Nesta terça-feira (8), de acordo com os estudantes, eles seguem sem a autorização de realizar as provas novamente.

Posicionamento do Centro de Ensino

Nosso canal  tentou contato pelo telefone do centro de ensino, mas não conseguiu retorno até o momento, e aguarda um posicionamento oficial por e-mail.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por TV São Bernardo (@tv.sbc)

Tags:alunosfaculdadefapanmanifestaçãoprotestosão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Fato mais recente e que mobilizou os alunos da UFABC ocorreu em 27 de março quando houve um arrastão no entorno da universidade, com três roubos Onda de assaltos assusta alunos da UFABC de Sto.André e ato é marcado para quinta
Próximo artigo Audiências públicas para revisão do Plano Diretor começam dia 22 em Ribeirão Pires Audiências públicas para revisão do Plano Diretor começam dia 22 em Ribeirão Pires

Últimas notícias

postos de pedágios
Pedágios aumentam dia 1º de julho e sistema Anchieta-Imigrantes passa a cobrar R$ 38,70
24/06/2025
Publicitária Juliana Marins, de 26 anos, aparece exausta, mas sorridente, em gravação feita pouco antes de cair em trilha no Monte Rinjani
Vídeo mostra últimos momentos de brasileira que perdeu a vida em trilha na Indonésia
24/06/2025
Juliana Marins
Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia, é encontrada sem vida
24/06/2025
Homem é localizado desorientado em Ribeirão Pires e busca por família em SBC intensifica. Foto: Diário de Ribeirão Pires
Homem é localizado desorientado em Ribeirão Pires e busca por família em SBC intensifica
24/06/2025
São Caetano inicia Cadastro da Pessoa com Deficiência para promover políticas públicas
São Caetano inicia Cadastro da Pessoa com Deficiência para promover políticas públicas
24/06/2025

Recomendadas

Tarcísio de Freitas sanciona lei que dá autonomia a municípios para proibir mototáxis
São PauloCidades

Tarcísio de Freitas sanciona lei que dá autonomia a municípios para proibir mototáxis

24/06/2025
Iniciativa contra a dengue contempla a instalação de mais de 1,2 mil armadilhas inteligentes em bairros estratégicos da cidade
Santo AndréCidades

Santo André adota tecnologia inovadora para combater o mosquito da dengue

24/06/2025
Aos 115 anos, seu Janguinha é o homem mais idoso de São Bernardo
São BernardoCidades

Aos 115 anos, seu Janguinha é o homem mais idoso de São Bernardo

24/06/2025
Operação Dorme Bem SBC registra 202 ocorrências contra perturbação do sossego
São BernardoCidades

Operação Dorme Bem SBC registra 202 ocorrências contra perturbação do sossego

24/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?