
A onda de assaltos no entorno da UFABC (Universidade Federal do ABC) de Santo André motivou estudantes e funcionários a marcarem para esta quinta-feira (10/04), 18h, uma manifestação para cobrar do Estado mais segurança no entorno do Campus Santo André. O ato terá início às 18h, na rua Santa Adélia, 449.
“O Diretório Acadêmico está organizando um ato para apresentar propostas de segurança comunitária às autoridades locais, com o objetivo de melhorar a segurança na região da UFABC. A concentração será no ponto do Fretado da UFABC de Santo André, no dia 10/04, com início às 17h30 e o ato começando impreterivelmente às 18h e terminando às 19h, para que todos possam participar e ainda chegar a tempo para a aula”, diz a nota dos estudantes.
O fato mais recente e que mobilizou os alunos ocorreu em 27 de março quando houve um arrastão no entorno da universidade. Foram registrados três assaltos neste mesmo dia. O pior deles ocorreu por volta das 23h quando criminosos em motociclistas anunciaram o assalto a dois alunos e ainda efetuou disparos para o alto.
Diante da ameaça, os estudantes ajoelharam no chão e tiveram seus pertences levados pelos ladrões. O carro da mãe da aluna estavava parando para pegá-la, mas segundo os estudantes ela tocou o carro porque estava com uma criança no carro e foi até a portaria da Universidade pedir ajuda para livrar a filha dos indivíduos.
Aproximadamente uma hora antes, outra estudante também foi assaltada ao sair da universidade.
Alunos, professores e funcionários dizem que o entorno da universidade sempre há roubos porque a universidade fica perto da avenida do Estado, uma via em que os assaltantes conseguem empreender fuga com muita facilidade.
A UFABC se manifestou sobre o assunto e disse estar cobrando reforço no policiamento.
Leia a nota:
“A Universidade Federal do ABC (UFABC) tomou conhecimento de um assalto ocorrido na noite de quinta-feira (27/3), por volta das 22h50, na Rua Santa Adélia, em frente ao campus Santo André.
Após o lamentável ocorrido, as vítimas buscaram apoio da equipe de segurança comunitária da Universidade, que prestou os primeiros atendimentos, orientou sobre a importância do registro de boletim de ocorrência e disponibilizou telefone e computador da UFABC para que pudessem formalizar o registro junto às autoridades policiais.
Além disso, a Universidade é membro permanente do CONSEG-Norte, espaço de articulação entre representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e sociedade civil, e sedia todas as reuniões do grupo e, ainda nesta manhã, a instituição interagiu com o grupo solicitando apoio para viabilizar reforço policial das rondas nas proximidades do campus.
Em termos de infraestrutura, a UFABC tem adotado medidas para aprimorar áreas de manutenção e melhorias na iluminação das calçadas que dão acesso à Universidade.
A Reitoria da UFABC, reforça seu compromisso em manter diálogo permanente com os órgãos responsáveis pela segurança pública do município e da região, reportando ocorrências, apontando demandas e pleiteando medidas preventivas de segurança e combate à criminalidade que possam viabilizar mais tranquilidade à população da região e à comunidade universitária que circulam no entorno de seus campi”.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que as forças de segurança “seguem intensificando as ações para coibir esse tipo de crime, não apenas nos arredores da faculdade, mas em toda a cidade de Santo André”.
A secretaria informou ainda que as operações são direcionadas para as áreas de maior incidência de criminalidade. O 2º Distrito Policial de Santo André, que atende essa região e fica próximo da universidade deteve 80 infratores nos dois primeiros meses desse ano.
Veja a íntegra da nota da SSP
“As forças de segurança seguem intensificando as ações para coibir esse tipo de crime, não apenas nos arredores da faculdade, mas em toda a cidade de Santo André. As operações são direcionadas às áreas de maior incidência, aliadas a investigações para desarticular receptadores e prender os criminosos. Nos dois primeiros meses de 2025, esses esforços resultaram na prisão ou apreensão de 80 infratores na área atendida pelo 2º Distrito Policial de Santo André. No total, em todo o município, 259 pessoas foram detidas e 22 armas retiradas de circulação, seis a mais que no mesmo período do ano passado”, diz a nota.
Ver essa foto no Instagram