VOLTAR
  • Política

Candidato do ABCD assume compromisso com projeto de Deltan Dallagnol

Paulo Proieti, do NOVO, adere ao 200+, que quer eleger 200 deputados federais e senadores e visa o combate à corrupção no Brasil

  • Candidato do ABCD Paulo Proieti assume compromisso com projeto de Deltan Dallagnol.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 24/08/2022
  • Compartilhar:

Paulo Proieti, do NOVO, adere ao 200+, que quer eleger 200 deputados federais e senadores e visa o combate à corrupção no Brasil

Candidato do ABCD Paulo Proieti

Candidato do ABCD Paulo Proieti assume compromisso com projeto de Deltan Dallagnol. Foto: Divulgação

O 200+, projeto apartidário que tem como foco eleger nomes comprometidos com pautas que visem o combate à corrupção e tem como meta eleger 200 parlamentares aos cargos de deputados federais e senadores, divulgou nesta semana a lista dos candidatos que aderiram às propostas da iniciativa. No Grande ABC o candidato andreense Paulo Proieti, 39 anos, candidato pelo NOVO, firmou compromisso com a ação.

Como o próprio nome sugere, o objetivo da ação é eleger 200 parlamentares e também marcar os 200 anos de Independência do Brasil. Entre os integrantes ilustres do 200+, o ex-procurador Deltan Dallagnol, pré-candidato do Podemos a deputado federal no Paraná. Deltan ficou conhecido por comandar a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.

Postulante a uma vaga na Câmara Federal pelo NOVO, Paulo Proieti se juntou a aproximadamente 16 mil pessoas e 37 organizações em projeto que visa o fortalecimento da democracia, o que inclui a luta pelo fim do foro privilegiado, diminuição das verbas ao fundo eleitoral de financiamento de campanha, prisão de condenados criminais em segunda instância, além da preparação e reciclagem de políticos e afastamento de qualquer um de seus integrantes que porventura se torne réu por corrupção.

“Não basta falar, é preciso dar o exemplo. Tem muito candidato que diz ser contra o Fundão Eleitoral, mas toda eleição gasta rios de dinheiro em campanha paga pelo contribuinte. O 200+ é uma ferramenta para garantir que quem promete vai fazer diferente se eleito”, compromete-se Paulo Proieti.

Algumas das organizações que fazem parte do movimento estão Médicos contra a Corrupção, Fórum da Cidadania, Onda Livre, Acitel (Associação Comercial e Empresarial do Telêmaco Borba – entidade do Paraná), , UNC (Universidade do Contestado – Paraná), Lide (Grupo de Líderes Empresariais – Paraná), Fora Corruptos do Brasil, Associação Feminina de Combate à Corrupção, Movimento Vem Pra Rua, uma das lideranças nas manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

O Projeto 200+ nasceu a partir da indignação da sociedade civil com trabalho entregue pelo Congresso Nacional, que se mostra conivente com a corrupção enraizada no País. Para o 200+, os candidatos obrigatoriamente têm de ter ficha limpa, serem competentes e preparados, independentemente de cor partidária ou ideologia e apresentem pautas importantes para o desenvolvimento e consequente crescimento da Nação.

As inscrições ao 200+ são gratuitas e podem ser realizadas tanto pelos pré-candidatos quanto por seus apoiadores. Como tem foco na eleição ao Congresso Nacional, o projeto não visa apoio a candidatos à Presidência da República.

POSTULANTES NA REGIÃO
De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), são 23 os partidos políticos que abrigam os candidatos a deputados federais no Grande ABC. Em rápida pesquisa na internet verifica-se que haveria 43 candidaturas a deputado federal com domicílio eleitoral na região. Das sete cidades que compõem o Grande ABC, São Bernardo lideraria, com 13 postulantes. Santo André viria na sequência, com 11, seguida por Mauá, que teria 7; Diadema, que possuiria 6; São Caetano, que apresentaria 4; e, por fim, Ribeirão Pires, com 2. Rio Grande da Serra não apresentaria candidaturas a federal.

PAULO PROIETI

Paulo Proieti, 39 anos, é andreense nascido e criado em Santo André. Mora na cidade há dez anos após residência em outros três municípios da região, São Bernardo, Ribeirão Pires e Mauá. É Filiado e voluntário do partido NOVO desde 2018 e aceitou o convite das lideranças regionais da sigla para ser o pré-candidato a deputado federal da região em 2022 pela legenda.

Casado e pai de três filhos, é advogado e militante desde 2015. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, é especialista em Direito Material e Processual do Trabalho. Sócio da banca WProieti Advocacia Personalizada.
Empresário do ramo de logística interna há 15 anos, Paulo Proieti iniciou a empresa na garagem de casa e hoje é CEO do Grupo empresarial JIT, que reúne três companhias do setor e tem faturamento anual de R$ 5 milhões.

É também coordenador regional do Desperta-já, projeto social que mobiliza os militantes para entregar “geladeiras literárias” para comércios locais e comunidades carentes, com o objetivo de iniciarem troca gratuita de livros infantis e com foco no incentivo à leitura.

Além disso, idealizou o projeto “Cerveja Impostômetro”, que tem como objetivo alertar para a alta carga tributária brasileira, principalmente em produtos artesanais, e arrecadar fundos para o projeto social Camp Piero Pollone, entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo atender jovens em Santo André.

Paulo Proieti é ativista contra privilégios da política. Sozinho, foi autor da Ação Popular contra a Câmara dos Vereadores de Santo André que pediu a redução do número de cargos comissionados em 2019 e obrigou a Casa a contratar um estudo técnico da Fipe e reduzir o número de cadeiras, gerando uma economia de mais de R$ 4 milhões nesta legislatura.

Em relação à vida pública e possível eleição, Paulo Proieti registrou em cartório documento em que formaliza o compromisso de não usar um centavo sequer do Fundo Eleitoral e abrir mão de todos os privilégios que os deputados federais têm direito, como Auxílio-Mudança, Auxílio-Moradia, Auxílio-Paletó, carro oficial, Auxílio-Saúde Ilimitado e Aposentadoria Especial. Também registrou em cartório o compromisso de cumprir as diretrizes do projeto 200+.

SERVIÇO
O Termo de Compromisso para adesão ao Projeto 200+ está disponível em https://www.200mais.com/institucional_termo.php