VOLTAR
  • Cidades

Campanha contra violência doméstica capacita agentes de segurança de S.Bernardo

Primeiro dia de seminário reuniu 220 agentes das forças policiais para reforço dos protocolos de atendimento às mulheres

  • Campanha contra violência doméstica capacita agentes de segurança de São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 18/10/2023
  • Compartilhar:

Primeiro dia de seminário reuniu 220 agentes das forças policiais para reforço dos protocolos de atendimento às mulheres

Campanha contra violência doméstica

Campanha contra violência doméstica capacita agentes de segurança de São Bernardo. Foto: Divulgação

A Prefeitura de São Bernardo iniciou nesta segunda-feira (16/10) o Seminário de Segurança Urbana para capacitação de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar, como parte da campanha São Bernardo Unida contra a Violência Doméstica, lançada na última semana. O encontro reuniu, no Teatro Elis Regina, cerca de 220 guardas e policiais militares. As reuniões seguem nos dias 17, 30 e 31 de outubro, com coordenação do juiz Mário Rubens Assumpção Filho, titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de São Bernardo.

“Saldo muito positivo nesse primeiro dia de formação para os nossos agentes de segurança. O Dr. Mário trouxe importantes pontos da Lei Maria da Penha, aprofundou com os policiais em quais momentos há a indicação de acolhimento das vítimas e para onde elas precisam ser encaminhadas, além de contar como funcionam as medidas protetivas. Toda essa formação vem para padronizar nossos protocolos de atendimento à violência doméstica”, ressaltou o Coronel Carlos Alberto dos Santos, secretário de Segurança Urbana de São Bernardo.

A campanha São Bernardo Unida contra a Violência Doméstica visa, além de aprofundar a capacitação de agentes que atendem as vítimas, alertar a população, em especial as mulheres, que a agressão é crime e ampliar a divulgação da rede de acolhimento ofertada pelo município.

REDE DE APOIO

Um dos carros-chefe deste trabalho é o Centro de Referência e Apoio à Mulher (CRAM) – Casa Márcia Dangremon, que atua no enfrentamento da violência de gênero e na ruptura da situação de violência doméstica, por meio de atendimento psicossocial, orientações e encaminhamentos de forma gratuita e sigilosa.

Paralelamente, a GCM desenvolve o programa Guardiã Maria da Penha, em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), voltado à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da guarda. O projeto tem por objetivo monitorar mulheres vítimas de violência, garantindo o cumprimento das medidas protetivas, além de proporcionar acolhida humanizada e orientação.

São Bernardo conta ainda com a Delegacia de Defesa da Mulher, que oferece infraestrutura completa para atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência. A cidade também aderiu às campanhas Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica e sancionou a lei que torna obrigatória a divulgação do Disque 180 – destinado à denúncia de casos de violência contra a mulher. Há ainda o Hospital da Mulher, especializado no atendimento da saúde da mulher e a Casa da Mulher, que oferece mecanismo para acolher, de forma provisória e excepcional, mulheres que estejam vivenciando situações de violência doméstica e familiar baseada no gênero, em risco pessoal e social de morte.

Os serviços oferecidos na rede de apoio e proteção às mulheres de São Bernardo podem ser conferidos no link: https://www.saobernardo.sp.gov.br/documents/10181/12284/Cartaz_A3_horizontal.pdf/a823a08c-5d01-5625-0edb-c53357808b90.