VOLTAR
  • Política

Câmara de S.Caetano abre CPI para investigar caso da Oscar Niemeyer

Autor do requerimento, vereador Gilberto Costa, afirma que intenção é apurar questão do ensino médio

  • Autor do requerimento, vereador Gilberto Costa, afirma que intenção da CPI é apurar questão do ensino médio
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 17/11/2021
  • Compartilhar:

Autor do requerimento, vereador Gilberto Costa, afirma que intenção é apurar questão do ensino médio

gilberto costa

Autor do requerimento, vereador Gilberto Costa, afirma que intenção da CPI é apurar questão do ensino médio Foto: Divulgação

O líder do prefeito de São Caetano, Tite Campanella, Gilberto Costa, emplacou a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar questões relacionadas à Escola Oscar Niemeyer que a partir do ano que vem terá ensino médio para segundo e terceiros anos, mas não receberá novas matrículas para o primeiro ano, medida que gerou polêmica na cidade.

Gilberto Costa afirmou que a intenção á apuar também o comportamento de alguns professores e funcionários, que segundo ele, participaram de protesto durante expediente.  “Estão fazendo muito barulho com vídeos, cartazes e protestos. Esse governo é transparente e aceita a apuração dos fatos”, afirmou.

Os únicos vereadores que não assinaram a abertura de CPI foram Jander Lira, César Oliva e Bruna Chamas Biondi. Essa última está de licença por 15 dias.

O que diz a Prefeitura sobre o ensino médio

Em 11 de novembro, a Prefeitura de São Caetano abriu inscrições para Ensino Médio na rede municipal com ampliação no número de vagas: de 1.200 para 1.300.

As inscrições destinam-se a moradores da cidade que estejam concluindo o Ensino Fundamental na rede municipal em 2021.

Na EME Professora Alcina Dantas Feijão serão ofertadas 315 vagas para o período matutino, 350 para o período vespertino e 140 vagas iniciais para o período noturno e no Colégio Universitário USCS serão oferecidas 500 vagas para o período matutino.

A escola Arquiteto Oscar Niemeyer continuará com os segundos e terceiros anos do Ensino Médio e contará com ampliação na oferta de vagas no segmento do Fundamental II, atendendo à demanda da população. “Atenderemos mais 150 vagas de Fundamental II no Oscar Niemeyer”, informou o secretário de Educação, Fabr´[icio Coutinho, na última semana.

Inscrições

Os alunos interessados deverão inscrever-se de forma gratuita, exclusivamente por meio do Formulário disponibilizado no endereço eletrônico  educação.saocaetanodosul.sp.gov.br. As inscrições ficam abertas até o dia 21 de novembro de 2021. O candidato terá direito a uma única inscrição.

As opções de escolha da unidade escolar e turno em que é pretendida a vaga devem ser informadas na ordem de preferência e as opções escolhidas não poderão ser alteradas após a conclusão do processo de inscrição.

Havendo número maior de candidatos para as vagas disponíveis, os alunos serão classificados por pontuação que considerará a somatória de todas as notas finais dos candidatos nos componentes curriculares: Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, do 6º e 7º anos de acordo com os Históricos Escolares ou boletins de notas e faltas.

Todos os candidatos serão classificados pela pontuação obtida, do maior para o menor. Se houver empate na pontuação total, o desempate será feito pela maior média nas disciplinas na seguinte ordem: 1º Português, 2º Matemática, 3º Ciências, 4º Geografia e 5º História. Caso prevaleça o empate, será considerado o candidato de menor idade.

O candidato será encaminhado para uma das opções escolhidas no ato da inscrição em ordem crescente de preferência, desde que haja vaga. Ao serem preenchidas todas as vagas ofertadas de uma opção, o candidato será encaminhado para opção seguinte e assim sucessivamente, até que sejam preenchidas todas as vagas.

A lista de classificação será publicada no dia 26 de novembro e a pré-matrícula ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro.