
O primeiro semestre legislativo na Câmara Municipal de Diadema foi encerrado nesta quinta-feira, 17, com a realização da última sessão ordinária do período. Ao longo dos primeiros meses do ano, o Legislativo municipal demonstrou alta produtividade, com a aprovação de 97 projetos de lei, sendo 63 de autoria dos vereadores, 24 do Executivo e outros 10 da Mesa da Câmara.
Entre os parlamentares, Fernanda Durães (MDB) liderou o número de projetos aprovados, com um total de nove. Na sequência, aparece o vereador Cabo Ângelo (MDB), empatado com Gel Antônio (PT), com sete projetos. Paty Ferreira (PT) e Jerry Bolsas (PSB) tiveram seis projetos aprovados cada um, seguidos por Talabi (PV) com cinco leis aprovadas. Na sequência possuindo quatro projetos feitos, o vereador Boquinha (Republicanos).
Com três projetos aprovados estão Orlando Vitoriano (PT), Dequinha Potência (PSD) e Reinaldo Meira (Solidariedade). “Quero apresentar cada vez mais projetos e assim poder contribuir de maneira significativa para Diadema e também fazer a diferença como uma vereadora que luta por uma cidade cada dia melhor”, disse Fernanda Durães, que liderou a apresentação de propostas no semestre.
Também figuram na lista os vereadores Rodrigo Capel (PSD), Juninho do Chicão (Progressistas), e Márcio Júnior (Podemos), cada um com duas leis aprovadas. Por fim, Lucas Almeida (União Brasil), Cicinho (PSB) e Josa Queiroz (PT) aprovaram um projeto cada. Já os vereadores Jeferson Leite (PT), Companheiro Sérgio (Progressistas), Zé do Bloco (PV) e Laureto do Água Santa (União Brasil) ainda não tiveram projetos aprovados no semestre.
De acordo com o presidente da Casa, vereador Rodrigo Capel, estes primeiros meses do ano foram produtivos e bastante positivos. “Aprovamos projetos de mais relevância, em especial o parcelamento de débitos no município, o Refis”, destacou. “Os números aqui apresentados demonstram o compromisso dos vereadores e por isso, fico feliz em poder conduzir os trabalhos nesta legislatura”, completou.
Tanto que Capel prevê um segundo semestre ainda melhor. Segundo ele, a produtividade deve aumentar, “principalmente para os novos vereadores porque já estarão habituados com os ritos da Casa”, ressaltou.
Além dos projetos, o Legislativo aprovou 3.733 indicações neste formato. E foram aprovados ainda 436 requerimentos de parlamentares ao longo do período. Tudo isso em 24 sessões ordinárias e oito sessões extraordinárias, além de cinco sessões solenes no semestre. Entre as homenagens realizadas, destacam-se:
- Homenagem a 23 mulheres na conclusão do curso do Projeto Social/Agricultura, em 11 de abril;
- Entrega da Placa Legislativa em celebração aos 25 anos de atividade da Guarda Civil Municipal, no dia 23 de abril;
- Homenagem ao Dia do Orixá Ogum, com a entrega da Medalha Legislativa de Mérito à Cultura das Religiões de Matrizes Africanas, no dia 30 de abril;
- Homenagem ao Sr. Adalberto Corrêa de Amorim, realizada em 16 de maio;
- Concessão da Medalha Legislativa “Autores da Escola”, no dia 27 de maio.
No período também foram promovidas cinco audiências públicas, abordando temas de grande relevância para o município. Dentre elas, destacam-se:
- Audiência pública da Secretaria da Saúde, em 26 de fevereiro;
- Audiência pública da Secretaria de Finanças, em 28 de fevereiro;
- Divulgação da “Carta dos 100 Anos da Represa Billings”, em 27 de março;
- Prestação de contas do 1º quadrimestre de 2025, em 28 de maio;
- Prestação de contas das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2025, em 30 de maio.
