VOLTAR
  • Política

Câmara aprova moção à Carla Morando por conquistar vara contra violência doméstica

De forma unânime, vereadores da cidade aprovaram homenagem após deputada estadual conseguir a instalação de Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em São Bernardo

  • Deputada Carla Morando fez gestões junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para a autorização da Vara em São Bernardo.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/08/2021
  • Compartilhar:

De forma unânime, vereadores da cidade aprovaram homenagem após deputada estadual conseguir a instalação de Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em São Bernardo

Deputada Carla Morando fez gestões junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para a autorização da Vara em São Bernardo. Foto: Divulgação

A Câmara de São Bernardo aprovou nesta quarta-feira (18/08) uma moção de congratulação à deputada estadual, Carla Morando (PSDB), por sua articulação e participação na conquista da instalação da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no município. A homenagem foi aprovada de forma unânime por 19 vereadores, na sessão realizada nesta manhã.

A homenagem ocorre após o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autorizar, na última semana, a implantação da vara especializa na comarca do município, que irá contar com um juiz titular e poderá concentrar todos os atendimentos necessários às vítimas, incluindo acompanhamento psicológico.

O mecanismo de proteção às vítimas é fruto de uma solicitação feita pela deputada estadual, Carla Morando, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Bernardo, com a presidente da Comissão da Mulher da OAB-SBC, Fernanda Credidio, e com os Juízes Criminais da comarca da cidade.

Na moção aprovada pela Câmara, os vereadores de São Bernardo destacaram o empenho e a participação da deputada para efetivar a implantação do serviço, citando recente reunião onde a parlamentar se reuniu com o presidente do TJ-SP, o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, para tratar sobre o assunto, que até então estava há dois anos em estudo no Poder Judiciário Paulista.

“Tal encontro foi de suma importância, pois a deputada Carla Morando apresentou dados atualizados acerca da demanda e, a partir de tal movimento, o Tribunal de Justiça houve por bem criar a mencionada vara”, destacaram os vereadores no documento.

A deputada que já havia celebrado a conquista da vara especializada se disse honrada com a homenagem aprovada pelos vereadores de São Bernardo. “É uma honra receber essa moção de congratulação dos nobres vereadores, que também participaram ativamente deste debate e dessa demanda do nosso mandato”, ponderou a parlamentar ao destacar ainda a implantação da vara especializada. “Proteger a vida das mulheres é uma das minhas prioridades e seguirei empenhada em trazer serviços e políticas públicas voltadas a este tema para São Bernardo”.

A chegada da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em São Bernardo soma-se a outras importantes conquistas na área articuladas também pela parlamentar, como a inauguração, no ano passado, da nova sede da Delegacia de Defesa da Mulher de São Bernardo, que agora está instalada em próprio municipal. O novo espaço conta com 14 salas, oferecendo infraestrutura completa para atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência.