VOLTAR
  • Economia

Braskem apresenta à imprensa 1ª Planta de Reciclagem Mecânica do país

Jornalistas do ABCD tiveram a oportunidade de conhecer a unidade que fica em Indaiatuba, no interior do Estado

  • Jornalistas do ABCD tiveram a oportunidade de conhecer a unidade que fica em Indaiatuba, no interior do Estado.
    Foto: Divulgação: Rogério/ Lorenzoni
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 27/05/2023
  • Compartilhar:

Jornalistas do ABCD tiveram a oportunidade de conhecer a unidade que fica em Indaiatuba, no interior do Estado

jornalistas na Braskem

Jornalistas do ABCD tiveram a oportunidade de conhecer a unidade que fica em Indaiatuba, no interior do Estado. Foto: Divulgação: Braskem/Rogério Lorenzoni

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Valoren, empresa especializada no desenvolvimento e operação de tecnologias para a transformação de resíduos, apresentaram à imprensa nesta quinta-feira (25/05), Dia da Indústria, a primeira planta de reciclagem mecânica de plásticos, que fica em Indaiatuba.

Inaugurada em 2022, com um investimento de R$ 67 milhões, essa unidade  tem capacidade para transformar anualmente cerca de 250 milhões de embalagens em 14 mil toneladas de resina pós-consumo de alta qualidade.

O ABCD Jornal e vários veículos de Comunicação – ABC em Off, ABCD Real, ABC Agora, ABC do ABC e Folha do ABC – participaram  da visita juntamente com a gerente de Relações Institucionais da Braskem, Sylvia Tabarin, a diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, Fabiana Quiroga, a integrante da equipe de Economia Circular, Cristiane Tolotti, o analista de Relações Institucionais, Fabrício Nunes, o gerente de projetos industriais, Renato Bresciani, além do responsável pela planta em Indaiatuba, Luciano Gileno.

Esse último foi quem fez a explanação à imprensa sobre os processos da reciclagem mecânica.

Veja vídeo:

Luciano explicou que as resinas são reutilizadas como matéria-prima pela indústria de transformação e chegam ao consumidor por meio de novos produtos, como mobiliário, embalagens secundárias, itens de jardinagem e pintura, entre outros.

Segundo Luciano, os resíduos processados na linha de reciclagem são, em sua maioria, de origem doméstica, considerando materiais rígidos de polietileno (PE) e polipropileno (PP), como embalagens de alimentos, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal e cosméticos. O material, após processado, origina um PCR de alta qualidade.

“ Os resíduos plásticos passam pelas etapas de moagem, lavagem, extrusão e homogeneização. Todo o maquinário possui uma tecnologia europeia de ponta, mas vale ressaltar que alguns equipamentos são nacionais”, explicou Luciano.

1ª Planta de Reciclagem Mecânica do País.

Braskem apresenta à imprensa 1ª Planta de Reciclagem Mecânica do País. Foto: Gislayne Jacinto