
Uma troca de farpas entre os apresentadores Luciano Huck e Luiz Bacci agitou as redes sociais nesta segunda-feira (3/11), tendo como pano de fundo a megaoperação contra o Comando Vermelho que deixou um alto número de mortos na última semana, nas comunidades do Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.
O embate começou após uma declaração de Huck no Domingão com Huck, da TV Globo, na qual ele lamentou a repetição de modelos de segurança pública, cobrou ações mais amplas contra o crime organizado e mencionou o sofrimento das mães dos jovens mortos.
O Posicionamento de Luciano Huck
Em seu programa, Huck expressou tristeza pela recorrência de tragédias e pela ineficácia do modelo atual. “É uma tristeza ver o mesmo modelo de segurança pública se repetir há décadas sem nenhum resultado,” afirmou o apresentador.
Ele ressaltou o drama humano por trás dos números: “120 mortos numa operação policial no complexo do Alemão e da Penha. Por trás desse número, tem 120 mães que enterraram seus filhos.” O apresentador questionou se era esse o futuro sonhado por essas mães para seus filhos.
Huck defendeu a necessidade de uma abordagem multifacetada:
* Combate ao narcotráfico com força total.
* Coordenação de ações entre os níveis municipal, estadual e federal.
* Sufocamento da parte financeira das organizações criminosas, milícias e tráfico.
* Valorização da polícia.
* Geração de oportunidade e perspectiva para quem nasce nessas áreas, oferecendo “boas referências, abrir caminhos, mostrar que existem outros futuros possíveis.”
Ele finalizou pontuando que a ausência do Estado abre espaço para outro poder, e que é preciso “reconstruir o sentido de pertencimento.”
A Resposta Dura de Luiz Bacci
Pelas redes sociais, o jornalista Luiz Bacci não poupou críticas à fala do colega, acusando-o de “romantizar o crime” e defender criminosos.
“Eu não vou romantizar o crime, eu não vou romantizar o sofrimento das mães desses traficantes. Eu prefiro ficar do lado das mães dos inocentes que choram até hoje por terem perdido os seus filhos nas mãos da facção,” disparou Bacci.
Ele enfatizou que, até o momento, as vítimas da operação seriam apenas criminosos. “Entenda, Luciano Huck: é só bandido, é só vagabundo, é só assassino, é só traficante que morreu. Até agora não tem nenhum inocente.”
O jornalista classificou as narrativas sobre a morte de jovens inocentes como “balela, mentira,” e pediu um basta ao discurso que, segundo ele, defende o crime. “Para que tá feio. O povo não aguenta mais gente defendendo bandido. Para, essa narrativa ficou para o passado, ficou para a história. Chega dessa conversinha, pelo amor de Deus,” concluiu Bacci.COP30).
