
Artistas marcaram presença em atos realizados em capitais do Brasil neste domingo (21) para protestar contra a anistia aos condenados por suposta tentativa de g0lpe de Estado e a chamada PEC da Blindagem, que prevê exigência de autorização do Congresso para processar deputados e senadores.
Foram registradas manifestações nas ruas de grandes cidades como Salvador, Recife, Natal e Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, 33 cidades tiveram atos, incluindo todas as capitais.
Com o mote “Congresso Inimigo do Povo”, os manifestantes pediram a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos de prisão.
Em Salvador (BA), pessoas se concentraram no bairro da Barra, na beira da praia, onde a cantora Daniela Mercury se apresentou para o público. “Bandidagem não é com a gente”, disse a artista baiana.
O ato contou ainda com o ator Wagner Moura, que também cantou, além de elogiar o julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados.
“Eu fiquei com vontade de falar só do momento extraordinário pelo qual passa a democracia brasileira, que é exemplo para o mundo inteiro. A gente que sempre cresceu dizendo que nossa democracia é frágil, que ela é jovem. Nossa democracia botou para ‘lenhar’ [para quebrar]”, disse Wagner Moura.
No Rio de Janeiro, o ato se concentrou na Praia de Copacabana, com a participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan, Paulinho da Viola, Maria Gadú, Marina Sena, Lenine e Os Garotin em um trio elétrico montado no Posto 5 da praia.
Em Belo Horizonte (MG), manifestantes ocuparam as ruas do centro da cidade, em concentração na Praça Raul Soares. O ato também contou com apresentação de artistas, entre elas, a cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu.
Em Recife (PE), o ato começou por volta das 14h, na Rua da Aurora, no centro da capital pernambucana, com o desfile do bloco de frevo Eu Acho é Pouco, com uma das mais tradicionais orquestras do carnaval de Olinda. Grupos de maracatu também marcam presença no ato.
