VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Borboletário de Diadema volta a atender o público com agendamento

Agora, o principal espaço de educação ambiental da Prefeitura tem restrição de acesso e tempo de visitação controlado

  • Borboletário de Diadema volta a atender o público com agendamento.
    Foto: Divulgação/PDA-Marcos Luiz
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/11/2020
  • Compartilhar:

Agora, o principal espaço de educação ambiental da Prefeitura tem restrição de acesso e tempo de visitação controlado

Borboletário de Diadema volta a atender o público com agendamento. Foto: Divulgação/PDA-Marcos Luiz

 

Depois de permanecer fechado, nos últimos meses, devido a pandemia de Covid-19, o Borboletário Municipal ganhou paisagismo novo e já está recebendo visitantes. Agora, o principal espaço de educação ambiental da Prefeitura tem restrição de acesso e tempo de visitação controlado. As visitas são gratuitas e agendadas por e-mail.

Além de voltar a receber visitantes, o Borboletário de Diadema tem sido procurado por professores para gravação e transmissão de aulas pela internet. “Antes dessa pandemia, o nosso atendimento era focado nas visitas presenciais, mas já estamos nos adaptando para contribuir também com ensino à distância”, explica o biólogo Sandro Santana, coordenador municipal de Educação Ambiental.

Reforma

Embora fechado para visitação durante a quarentena, o Borboletário de Diadema recebeu atenção diária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Para garantir a continuidade do criadouro, a equipe técnica não descuidou da limpeza, alimentação, recolhimento de ovos e outros controles biológicos como temperatura e umidade, todos essenciais para a reprodução sadia das várias espécies de borboletas.

“Como estávamos sem visitação, nossa equipe aproveitou esse período mais tranquilo para planejar e realizar algumas intervenções importantes. Assim, renovamos o paisagismo, ampliamos a variedade de plantas e flores, fizemos a troca e adubação da camada de terra. Com isso, melhoramos ainda mais o conforto ambiental das instalações”, explicou Tatiana Capel, secretária de Meio Ambiente de Diadema.

Visitas

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para agendar uma visita ao Borboletário de Diadema, o interessado deve enviar e-mail. A visitação, monitorada pelos educadores ambientais da Prefeitura, ocorre, de terça a sexta-feira (exceto feriados), das 9h30 às 11h30, e das 13h30 às 14h30. A visita, com duração de 20 minutos, fica limitada a um grupo de dez pessoas, no máximo.

Seguindo o protocolo sanitário dos demais parques municipais, para entrar é obrigatório o uso de máscara facial e assepsia das mãos. A capacidade diária é de até 80 visitantes.

 

SERVIÇO:

Borboletário de Diadema – Jardim Botânico Municipal

Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar

Agendamento: educ.ambiental@diadema.sp.gov.br ou borboletario@diadema.sp.gov.br

Informações: 4059-7619 (segunda a sexta, 9h – 17h, exceto feriados)