VOLTAR
  • Diadema
  • Política

Boatos sobre boicote político esquentam bastidor de Sto.André sobre homenagem à Acisa

Câmara faria sessão solene para comemorar aniversário da entidade, mas adiou evento no dia em que seria realizado

  • Paulinho Serra e família Zacarias: clima pré-eleitoral pode romper parceria política.
    Foto: Reprodução/Facebook de Lucas Zacarias
  • Por: Redação
  • Publicado em: 23/03/2024
  • Compartilhar:

Câmara faria sessão solene para comemorar aniversário da entidade, mas adiou evento no dia em que seria realizado

Lucas, Paulo Serra e Luiz Zacarias

Paulinho Serra e família Zacarias: clima pré-eleitoral pode romper parceria política. Foto: Reprodução/Facebook de Lucas Zacarias

Uma sessão solene que aconteceria nesta quinta-feira (21/03) e homenagearia os 86 anos da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) teve de ser adiada e ainda não há uma nova data para a celebração. Seria apenas mais uma questão administrativa a ser resolvida pelo Legislativo andreense não fosse pelos boatos em torno dos motivos que levaram ao cancelamento da sessão.

Enquanto as conversas de bastidores políticos versam sobre uma possível interferência do prefeito Paulinho Serra por questões político-eleitorais, a explicação oficial trata de uma pane elétrica que acometeu o prédio da Câmara no fim da manhã e início da tarde do dia da sessão.

É que o vice-prefeito Luiz Zacarias, que já se colocou como pré-candidato à Prefeitura da cidade, assinou uma arte (em formato eletrônico) convidando as pessoas para a sessão solene. O projeto de lei que originou a homenagem à Acisa foi de autoria do vereador Lucas Zacarias, filho do vice-prefeito.

Além disso, a costura política para elevar o nome do vice a candidato oficial caminha por um grupo de oposição ao prefeito Paulo Serra.

Parlamentares governistas comentaram nos bastidores que o cancelamento se deveu a um boicote político endereçado à família Zacarias. A justificativa oficial, porém, trata de uma falta de energia elétrica que impossibilitaria a realização do evento, que aconteceria no período noturno.

Ao ABCD Jornal, o presidente da Casa, Carlos Ferreira, avaliou como inoportuna a assinatura do vice no convite de um evento do Legislativo, mas também afirmou que uma pane elétrica que aconteceu às 11h e se repetiu às 14h da quinta-feira seria o real motivo do cancelamento. A sessão aconteceria às 19h.

“A Câmara precisa de uma reforma muito grande. Em algumas sessões, acaba a energia. Na quinta, houve um problema às 11h e conseguiram solucionar. Porém, às 14h aconteceu novamente. Por conta disso, o pessoal do cerimonial me informou que 200 pessoas estariam na sessão da noite e, caso acabasse a energia, nosso gerador só atende ao plenário e a falta de energia geraria um problema grande de insegurança”, explicou Ferreira.

O presidente da Câmara também afirmou que a sessão será remarcada e que comunicou o problema à Acisa, explicando os motivos. Ele também disse que não existiu nenhuma forma de interferência do prefeito em uma questão que se refere somente ao Legislativo. “Inclusive o prefeito nem estava na cidade e não participaria da sessão. Ele está em viagem de trabalho a Brasília, de acordo com informações que tivemos.”

No início da noite desta sexta-feira (22/03), a Acisa emitiu uma nota oficial informando que a homenagem foi suspensa devido a problemas elétricos. “O problema elétrico teve início no período da manhã e pouco depois do seu restabelecimento, houve nova queda de energia, causando a dispensa de todos os funcionários, logo após o almoço, para que a equipe de manutenção pudesse intervir no local com maior segurança. Quando houver a definição da nova data, a entidade fará a devida comunicação a todos os interessados.”