VOLTAR
  • Variedades

Biomédica do ano é professora de S.Bernardo e a 1ª da cidade a receber título

Com atuações em projetos sociais no Brasil e pelo mundo, Ivani José da Silva diz que prêmio é indicativo de que percorre pelo “caminho certo”

  • Professora Ivani é a primeira mulher em São Bernardo a receber a honraria e a única representante feminina.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 21/07/2022
  • Compartilhar:

Com atuações em projetos sociais no Brasil e pelo mundo, Ivani José da Silva diz que prêmio é indicativo de que percorre pelo “caminho certo”

professora Ivani

Professora Ivani é a primeira mulher em São Bernardo a receber a honraria e a única representante feminina. Foto: Divulgação

É de uma professora são-bernardense o título de biomédica do ano concedido pelo Conselho Federal de Biomedicina aos que se destacam no exercício da profissão e são inspiração para os colegas e futuros agentes de saúde.

Ivani José da Silva só tem 40 anos, mas está fazendo história: ela é a primeira mulher em São Bernardo a receber a honraria e a única representante feminina na categoria em que foi indicada.

Apesar da pouca idade, também já traçou uma carreira cheia de grandes ações e conquistas. Em 2006, foi voluntária no Projeto Piauí, na cidade de Santana, onde junto com uma equipe, cuidou da parte laboratorial realizando exames e atingindo a marca de mais de 1,7 mil atendimentos na comunidade. Esse foi o primeiro grande projeto social do qual a biomédica, então estudante, participou.

De lá para cá, foi um sem fim de projetos e trabalhos memoráveis. Ivani foi missionária em Moçambique (África), entre 2018 e 2019, onde realizou exames Papanicolau em mulheres desassistidas, fazendo também o trabalho de conscientização sobre cuidados de saúde, além de distribuir doações arrecadadas no Brasil pelas comunidades por onde passava.

Professora de São Bernardo tem atuações em projetos sociais no Brasil e pelo mundo. Foto: Divulgação

Também participou de projetos sociais e quilombolas em estados do Nordeste. No ABCD, atua em instituições como o Abrigo ABASC (Diadema) e as creches ABAS e ABEFOU, em São Bernardo.

Apesar de afirmar não fazer nenhuma dessas ações visando premiações, ela diz que receber o título só a fez ter a certeza de que segue pelo caminho certo.

“Sempre quis ser reconhecida, mas nunca fiz nada visando o prêmio. Trabalho por meus valores e ética. Mas significa um reconhecimento de anos de trabalho, assim como também gera mais vigor e disposição para que eu seja uma biomédica cada dia melhor.”

Nascida em São Bernardo, no hospital de mesmo nome da cidade e um dia antes do aniversário do município (20/08), ela brinca com as coincidências que a ligam à região e diz que quer sempre servir a população, em especial as pessoas que moram no lugar onde estão suas origens. “Imagine o meu amor por esta cidade!”

Caçula de uma família com sete irmãos, Ivani formou-se pela Universidade Metodista de São Paulo e atualmente é professora do curso de Biomedicina da Faculdade Anhanguera. Ela também é mestre em ciências, em Medicina tropical e saúde internacional e especialista em estética.

A homenagem foi recebida por Ivani durante o XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, o V Congresso Internacional de Medicina e o I Congresso Internacional de Biomedicina Estética, que aconteceram em Goiânia.

Professora Ivani

Professora Ivani diz que quer sempre servir a população, em especial as pessoas que moram no lugar onde estão suas origens. Foto: Divulgação