VOLTAR
  • Cidades

Ferramenta implantada nas UBSs de S.Bernardo ajuda a prevenir infarto e AVC

Análise dos indicadores da plataforma Radar apontam pacientes mais propensos a doenças cardiovasculares antes mesmo que elas ocorram

  • Ferramenta implantada nas UBSs de S.Bernardo ajuda a prevenir infarto e AVC.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 21/07/2022
  • Compartilhar:

Análise dos indicadores da plataforma Radar apontam pacientes mais propensos a doenças cardiovasculares antes mesmo que elas ocorram

fachada de UBS de São Bernardo

Ferramenta implantada nas UBSs de S.Bernardo ajuda a prevenir infarto e AVC. Foto: Divulgação/PSBC

Com auxílio da tecnologia da informação, a Prefeitura de São Bernardo será capaz de prevenir infartos e AVC na rede municipal de Saúde, por meio da análise dos indicadores da plataforma Radar, implantada neste mês nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ferramenta aponta os pacientes mais propensos a doenças cardiovasculares, como infartos e acidentes vasculares cerebrais, antes mesmo que elas ocorram.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, esta é uma ferramenta inovadora no Brasil, mas já está sendo utilizada em outros países, sendo o maior exemplo o sistema de saúde inglês (NHS). “Sou uma entusiasta das inovações tecnológicas, ainda mais quando são capazes de preservar vidas. Aqui em São Bernardo, iniciamos a implantação desta nova tecnologia em duas UBSs e os resultados foram tão satisfatórios que todas as unidades já dispõem da nova funcionalidade”, relatou.

COMO FUNCIONA

Por meio de um sistema online, os gestores podem observar a evolução e detalhes sobre uma série de indicadores que mostram como está o atendimento das unidades e a saúde da população em geral. A partir do perfil de cada cidadão, considerando sexo, idade, peso, altura e doenças existentes, a ferramenta faz uma série de cálculos complexos para identificar quem tem mais chance de infartar ou ter um derrame nos próximos anos (chamado de risco cardiovascular), possibilitando que a equipe de saúde foque mais atenção no tratamento dessas pessoas.

Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho defende que agir na prevenção continua sendo o grande desafio da saúde e que a nova tecnologia implantada tem auxiliado neste trabalho. “Com a análise dos indicadores de cada paciente, podemos oferecer um tratamento mais eficaz. Todos os dados do prontuário do usuário ficam registrados em uma única tela e permitem aos profissionais de Saúde dar mais dinamismo aos processos de trabalho e priorizar o atendimento dos que estão com maior risco de gravidade”, explicou.

BUSCA ATIVA DE PACIENTES

O sistema também emite alertas para as equipes de saúde quando uma paciente gestante não comparece a uma consulta de pré-natal, um cidadão diabético não retira o medicamento na farmácia da UBS no período correto de seu tratamento, ou ainda quando uma criança está com as doses de rotina atrasadas em sua carteira de vacinação, o que facilita a busca ativa e o cuidado da saúde destes pacientes.