VOLTAR
  • Cidades

Banco de Alimentos arrecada 940 toneladas de itens em dois anos

 Equipamento busca auxiliar moradores em situação de vulnerabilidade social em parceria com entidades assistenciais

  • Banco de Alimento de Santo André comemora reabertura há dois anos com arrecadação de 940 toneladas de produtos.
    Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida
  • Por: Redação
  • Publicado em: 22/04/2019
  • Compartilhar:

 Equipamento busca auxiliar moradores em situação de vulnerabilidade social em parceria com entidades assistenciais

banco de alimentos

Banco de Alimento de Santo André comemora reabertura há dois anos com arrecadação de 940 toneladas de produtos. Foto: Divulgação/PSA-Ricardo Trida

O Banco de Alimentos de Santo André completou na última sexta-feira (19/04) dois anos de reabertura, contabilizando 940 toneladas de itens arrecadados. A instituição, que faz parte do Núcleo de Inovação Social, permite que a população em alta vulnerabilidade acesse alimentos de qualidade, assegurando uma nutrição saudável a todos os beneficiários, além de reduzir perdas e desperdícios de alimentos não comercializados, mas ainda próprios para o consumo.

No primeiro ano de reabertura, as arrecadações do Banco de Alimentos chegaram a 300 toneladas e em 2018 foram 500 toneladas de itens arrecadados. Neste ano, até o mês de abril, a arrecadação alcançou 140 toneladas. Além dos alimentos, também são arrecadados fraldas, produtos de higiene, material de limpeza e ração para cães e gatos.

Temos um imenso orgulho por todo o trabalho nestes dois anos do Banco de Alimentos, que é um equipamento que tanto ajuda as pessoas em situação de vulnerabilidade. Infelizmente esse Banco estava fechado e após reabrirmos conseguimos trazer ao próximo uma ajuda que se faz tão necessária no dia a dia destes andreenses. Vamos sempre investir cada vez mais para que a arrecadação aumente e novas parcerias sejam realizadas”, afirmou a primeira-dama e presidente Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Barreto Serra.

O Banco de Alimentos atua em parceria com 71 entidades assistenciais que fazem a distribuição do material. Todas são monitoradas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Os munícipes podem doar na sede do Banco, que fica na avenida dos Estados, 2195, em Santa Teresinha e também em todas as Lojas Solidárias, localizadas nos shoppings Grand Plaza, ABC, Atrium e Shoppinho Santo André. Há também arrecadação através de diversos eventos da Prefeitura que pedem 1 kg de alimento não perecível. As empresas interessadas em colaborar podem entrar em contato no telefone 4996-9500, ramal 2030.

Os alimentos arrecadados são recebidos, triados, processados e destinados prioritariamente a entidades cadastradas nos Conselhos Municipais que produzem alimentação diária, famílias atendidas pelos programas de saúde do município (Programa Saúde da Família, Programa Melhor em Casa e Banco de Leite) e entidades socioassistenciais previamente cadastradas, que trabalham com distribuição de cestas alimentares para famílias em situação de vulnerabilidade social.

População em alta vulnerabilidade social é atendida com doação de alimentos. Foto: Divulgação/PSA-Alex Cavanha

Neste mês de aniversário de Santo André, 466 anos, celebramos a continuação desta conquista que é o Banco de Alimentos da cidade. Colocamos a casa em ordem nestes dois anos e estamos entregando tudo o que a população merece”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Para garantir a destinação correta dos alimentos recebidos pelo Banco de Alimentos, são realizadas visitas periódicas às entidades assistenciais. Os profissionais avaliam as instituições, seus beneficiários e realizaram novos cadastramentos.