Prefeito de São Caetano afirma que implantação do Estatuto, que envolve promoções na carreira dos guardas, será por etapas por conta das questões financeiras
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, entregou na manhã desta quinta-feira (30/06) drones, armas, munição e uniformes para a GCM (Guarda Civil Municipal). O investimento foi de R$ 803 mil. Durante a cerimônia o chefe do Executivo prometeu a criação de um Estatuto da Corporação até o fim do ano. A medida envolve promoção dos profissionais que serão feitas por partes para não comprometer as finanças do município.
“Então nós vamos ter a complacência, a compreensão e o entendimento que isto vai ter que ser feito ao longo de alguns exercícios, mas a ideia é resgatar isso e diluir em três ou quatro anos. A gente quer é começar no segundo semestre com alguma fração já e encontrar um espaço nesse orçamento pra que a gente finalize de forma efetiva”, afirmou o prefeito ao acrescentar que os GCMs terão ganhos na carreira. “Mas o que nós não podemos ter aí é a farra fiscal, irresponsabilidade, enfim, agradar por agradar e deixar a bomba pra frente”, justificou o prefeito sobre a aplicação gradual do Estatuto.
Armas
Durante a cerimônia desta quinta-feira, que contou com a participação de vereadores, secretários e guardas municipais, foram entregues sete carabinas .40 CTT (Taurus) e dois drones, além de 500 pares de botas 3/4, 30 pares de botas de motociclista, 30 pares de tênis bike, 400 pares de meias, 400 capas de colete masculino, 20 agasalhos bike, 100 calças camufladas, 100 gandolas masculinas e femininas, 20 jaquetas Rotam e 75 cinturões para pistola.
A novidade foram os drones. Quinze GCMs já passaram por treinamento e começarão a usar em operações, eventos, festas, com o intuito de ajudar no policiamento da cidade.
“Os drones serão usados no patrulhamento preventivo, ostensivo e especialmente em grandes eventos. Na próxima Festa Italiana serão usados com certeza”, concluiu o prefeito.