VOLTAR
  • Cidades

Aulas de circo contribuem para o desenvolvimento das crianças

Em uma pequena lona ou em um grandioso palco, a arte circense deve fazer parte do universo infantil

  • Aulas de Crico traz diversão e alegria às crianças.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 08/10/2018
  • Compartilhar:

 Em uma pequena lona ou em um grandioso palco, a arte circense deve fazer parte do universo infantil

circo

Aulas de Crico traz diversão e alegria às crianças. Foto: Divulgação

Criança gosta de circo? Gosta sim senhor! Entre malabares, enrola e desenrola de tecidos, perna de pau, sorrisos e diversão está o professor David da Silva Santos que transforma a quadra do Colégio Companhia do Saber, em São Bernardo, em um verdadeiro picadeiro.

Oferecida como opção de atividade extracurricular em colégios, de forma lúdica, estimulando a concentração, a disciplina, a expressão corporal e o trabalho em equipe, as aulas circenses vêm ganhando espaço na vida das crianças e dos adolescentes do Colégio Cia do Saber.

Realizadas uma vez por semana, as aulas de circo começaram em 2016. Segundo a diretora Monica Galafassi a escola sempre busca trazer atividades extracurriculares diferenciadas que possam estimular todas as capacidades dos alunos.

O objetivo do Cia do Saber é despertar nos alunos a criatividade, a coletividade, a concentração e o autoconhecimento, envolvendo o aspecto cultural, educacional e esportivo”, conta a diretora.

Atualmente, a escola conta com três turmas. Segundo o instrutor David da Silva Santos, o circo é uma atividade que proporciona muito prazer e alegria, sendo um universo muito lúdico, repleto de brincadeiras e diversão. Ao mesmo tempo, proporciona um treinamento físico muito rico.

A coordenação motora deles muda bastante. Eles ganham força, vários alunos chegam e não conseguem ficar pendurados ou pular corda. Nós os auxiliamos e ensinamos a como ganhar força nos braços, pular corda dupla, se pendurar, dentre outras coisas”, explica o professor.

David ressalta que todos os alunos têm um desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, basta apenas se empenhar nos treinos. “O desenvolvimento motor é algo que podemos observar. Tem alguns alunos que avançam mais rápido e outros em outra velocidade. Mas é tudo uma questão de treino. Só com treino você se desenvolve e nós apostamos nisso”.

circo

Crianças do Colégio Saber recebem aulas sobre circo. Foto: Divulgação

 

O circo

Na década de 1950, o circo era uma das formas de diversão mais comum para crianças e adultos. Hoje, apesar de grandes companhias como o Cirque du Solei, ainda existem muitos circos pequenos que, mesmo em meio a dificuldades financeiras, sobrevivem e atraem o público.

Os conhecimentos circenses eram transmitidos entre as famílias. Nos anos 80, as escolas de circo começam a surgir e provocaram o crescimento dessa arte. O movimento começou na antiga União Soviética e logo se expandiu para outros países.