VOLTAR
  • Esporte

Atleta de taekwondo de São Caetano quer fazer história em Tóquio

Ícaro Miguel é líder do ranking mundial da modalidade e trabalha duro para garantir grandes resultados na olimpíada

  • Atleta de taekwondo de São Caetano Ícaro Miguel diz que nasceu para fazer história no esporte.
    Foto: Divulgação/Instagram
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 14/06/2021
  • Compartilhar:

Ícaro Miguel é líder do ranking mundial da modalidade e trabalha duro para garantir grandes resultados na olimpíada

Atleta de taekwondo de São Caetano Ícaro Miguel diz que nasceu para fazer história no esporte. Foto: Divulgação/Instagram

O atleta de taekwondo Ícaro Miguel nasceu para fazer história. Sem modéstia e líder do ranking mundial em sua modalidade, o jovem de 26 anos não poupa as palavras para definir-se. “Costumo dizer que eu nasci para fazer história e estar entre os melhores do mundo faz parte dessa história”, diz, prestes a embarcar para Tóquio, onde participará de sua primeira olimpíada. Morador de São Caetano há 7 anos, Ícaro Miguel representa o AD São Caetano em competições nacionais. No início do mês, o atleta garantiu para o Brasil o ouro em sua categoria (87 kg) no Panamericano de taekwondo que aconteceu em Cancun, no México. Entre os treinos e isolado em uma chácara, Ícaro concedeu entrevista exclusiva ao ABCD Jornal.

ABCD JORNAL – Você é mineiro, mas atualmente mora em São Caetano, certo? Como chegou na cidade?
ÍCARO MIGUEL – Sim, correto. Tenho 26 anos e moro em São Caetano há 7 anos. Sou muito grato a tudo que a cidade fez por mim. Vim em busca de um maior suporte esportivo e consegui isso em São Caetano através do coordenador da nossa modalidade Marcelo Todaro. Serei eternamente grato a ele e a cidade por acreditar no meu sonho.

ABCD JORNAL – Com relação a sua visão no olho direito, como estão os tratamentos e há alguma adaptação para os treinos?
ÍCARO – A respeito do tratamento, não temos o que fazer, hoje meu foco é cuidar do olho esquerdo e aguardar o possível transplante após minha carreira esportiva. Hoje não faço nem uma adaptação

ABCD JORNAL – Você representa o A.D. São Caetano nas disputas que participa e os treinos são diários mesmo na pandemia? Como tem sido a rotina de treinamento?
ÍCARO – Sim, represento o A.D. Sim, duas a três vezes ao dia de segunda a sábado.

ABCD JORNAL – Por que você está isolado em uma chácara?
ÍCARO – Devido a pandemia, optamos em fazer essa “bolha” para amenizar o risco de contaminação do vírus. A solução que encontramos foi a chácara.

ABCD JORNAL – Como foi o seu caminho e a chegada a seleção brasileira? O que mudou nos seus treinos agora com a real preparação para Tóquio?
ÍCARO – Trabalhei duro em toda a minha vida em busca da vaga olímpica, agora que estou classificado isso não muda, vou continuar trabalhando duro como sempre fiz e ir em busca de grandes resultados.

ABCD JORNAL – Qual foi a sensação de saber que disputaria uma olimpíada? Será a sua primeira?
ÍCARO – Sim, minha primeira, eu sempre acreditei que isso era possível. A sensação de estar em uma olimpíada é de satisfação e desejo pela medalha.

ABCD JORNAL – Você é o primeiro no ranking mundial. Como é estar nessa posição? Quem serão seus principais adversários em Tóquio?
ÍCARO – Sim, lidero o ranking mundial. Um objetivo concluído, costumo dizer que eu nasci para fazer história e estar entre os melhores do mundo faz parte dessa história.
Falar de uma Olimpíada é falar dos melhores atletas do mundo, impossível colocar dois ou três nomes na lista de principais, para mim todos da chave são grandes adversários.

Ícaro Miguel é líder do ranking mundial em sua modalidade taekwondo. Foto: Divulgação/Instagram

ABCD JORNAL – Sua categoria é 80 kg, correto? O que você tem feito para manter o peso? Você tem uma alimentação especial e muito regrada?
ÍCARO – Luto em dois pesos diferentes – 87 e – 80. Na olimpíada será no de 80, para tirar essa diferença de 7kg é preciso muita disciplina e cuidado com a alimentação.

ABCD JORNAL – Mesmo o Brasil sendo um país que não investe nem valoriza muito o esporte, você é o melhor do mundo. A que você deve seu sucesso nessa modalidade?
ÍCARO – Primeiramente a Deus que usou pessoas incríveis como o Marcelo coordenador da nossa equipe e meus treinadores Clayton do Santos e Reginaldo dos Santos que são treinadores da equipe de São Caetano do Sul há muitos anos. E claro a meus pais que sempre me apoiaram em todos meus objetivos.

ABCD JORNAL – Quem são seus ídolos no mundo do esporte?
ÍCARO – Tenho grandes referências no esporte. Usain Bolt e Michael Phelps são alguns deles.

ABCD JORNAL – Você pratica algum outro esporte por hobby? Qual?
ÍCARO – Quando posso, gosto de jogar futebol com os amigos, mas nada sério.

ABCD JORNAL – Você tem algum outro hobby que não envolva o esporte? Qual?
ÍCARO – Gosto de visitar lugares com beleza natural, como cachoeira, matas etc

ABCD JORNAL – Quando você embarca? Já sabe como será sua rotina por lá?
ÍCARO – Teremos pouco tempo em Tokyo, devido a pandemia nossa estadia no Japão será curta.

ABCD JORNAL – E quanto a pandemia e a Covid? Quais são seus medos e expectativas? Você já foi vacinado?
ÍCARO – Sim, fui vacinado quando estava na Europa no início de 2021. Não tenho muitos medos e nem crio expectativas em relação a isso. Essa situação é algo que eu não consigo controlar, então escolho não pensar muito sobre.

ABCD JORNAL – Além das olimpíadas, quais são seus planos para o futuro?
ÍCARO – Tenho como objetivo ainda esse ano o campeonato mundial de taekwondo que não está confirmado devido a pandemia, mas acreditamos que será em outubro.

Atleta Ícaro Miguel diz ter trabalhado duro em toda a sua vida em busca da vaga olímpica. Foto: Divulgação/Instagram