VOLTAR
  • Esporte

Atleta de São Bernardo é número 1 no ranking mundial nos 400 metros

Samuel Conceição, de 23 anos, que treina na Arena Olímpica da cidade, registrou marca nesta temporada na categoria T20, se destacando na modalidade em âmbito internacional

  • Atleta de São Bernardo é número 1 no ranking mundial nos 400 metros.
    Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 16/05/2023
  • Compartilhar:

Samuel Conceição, de 23 anos, que treina na Arena Olímpica da cidade, registrou marca nesta temporada na categoria T20, se destacando na modalidade em âmbito internacional

atleta de são bernardo

Atleta de São Bernardo é número 1 no ranking mundial nos 400 metros. Foto: Divulgação/PSBC-Omar Matsumoto

O atleta Samuel Oliveira Conceição, da ADC São Bernardo, é número 1 no ranking mundial nos 400 metros rasos. Aos 23 anos, Samuel alcançou o topo da classificação nesta temporada na categoria T20 (deficiência intelectual), registrando o tempo de 47s14. Jovem promessa da modalidade, ele treina na pista de atletismo da Arena Olímpica de São Bernardo, que é referência no Estado, e integra projeto do Centro de Excelência Esportiva. A performance foi atingida na prova do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, em São Paulo.

Com a marca, o atleta superou outro brasileiro, Daniel Martins. O índice classifica Samuel para participação no Campeonato Paralímpico Mundial de Atletismo 2023, em Paris, entre 8 e 17 de julho – a última edição do torneio internacional se deu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2019, onde o Brasil ficou com o segundo lugar no quadro geral de medalhas. Será a principal competição da modalidade neste ano, antecedendo a disputa dos Jogos Paralímpicos de 2024, também na capital francesa.

“É um orgulho termos atletas e paratletas do alto rendimento representando São Bernardo com resultados importantes como esse registrado pelo Samuel. Temos desde o início da gestão destacado o esporte na cidade como prioridade, o que envolve ação prática, não algo restrito a discurso. Desta forma, buscamos o objetivo de elevar a performance e a competitividade, tornando os competidores espelhos para nossos jovens”, pontuou o prefeito Orlando Morando.

Além da competência individual, a marca de Samuel é resultado também de investimentos robustos por meio do Centro de Excelência Esportiva, projeto viabilizado em parceria com o governo do Estado de São Paulo. A renovação do convênio, aliás, foi formalizada no fim de abril deste ano. O termo visa manter atividades de Atletismo e Judô na Arena de São Bernardo.

O secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, Alex Mognon, frisou que a assinatura da renovação do contrato do Centro de Excelência retrata a seriedade e compromisso da Administração com o desenvolvimento do esporte e prática de atividades físicas. “Com esse novo acordo, damos sequência a um projeto de sucesso na cidade, no qual podem fazer parte do programa atletas devidamente registrados em suas federações, com participações comprovadas em competições de nível nacional e internacional. O tempo do Samuel, neste nível, pode levá-lo a grandes títulos mundiais.”

atleta Samuel Conceição,

Samuel Conceição, de 23 anos, que treina na Arena Olímpica da cidade, registrou marca nesta temporada na categoria T20, se destacando na modalidade em âmbito internacional. Foto: Divulgação/PSBC-Gabriel Inamine

CONVÊNIO – O projeto do Centro de Excelência Esportiva atende cerca de 70 atletas de cada modalidade, totalizando 140 atendimentos entre Atletismo e Judô, com a oferta de toda a infraestrutura para treino profissional, alimentação, moradia, materiais e acompanhamento técnico especializado durante o período de 12 meses. O convênio abrange repasse de recursos no valor de praticamente R$ 5 milhões para o ano.

 PARTICULARIDADES – Com 1,92 m de altura, Samuel chegou a jogar vôlei antes de entrar no atletismo. Ainda aos 15 anos, ele começou no salto em altura, migrou para o salto triplo, prova que disputa até hoje, e para os 400 metros. Desde então, tem registrado feitos significativos na modalidade.