VOLTAR
  • Cultura e Lazer
  • São Paulo

Apresentador e humorista Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos

Artista estava internado desde 28 de julho no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde deu entrada para tratar de uma pneumonia

  • Apresentador e humorista Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos.
    Foto: Divulgação/TV Globo
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 05/08/2022
  • Compartilhar:

Artista estava internado desde 28 de julho no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde deu entrada para tratar de uma pneumonia

Jô Soares

Apresentador e humorista Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos. Foto: Divulgação/TV Globo

O apresentador, humorista, autor e ator Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (05/08), aos 84 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. onde deu entrada para tratar de uma pneumonia. A informação sobre o falecimento foi divulgada por Flávia Pedras Soares, em sua conta no Instagram. Ela foi ex-mulher do artista.

Segundo Flávia, o funeral será apenas para família e amigos próximos. José Eugênio Soares, o Jô Soares, nasceu em 16 de janeiro de 1938, no Rio de Janeiro, filho do empresário paraibano Orlando Heitor Soares e de Mercedes Leal Soares. Sua estreia como ator ocorreu no filme O Homem do Sputnik, filme de Carlos Manga.

Jô escreveu roteiros para programas de televisão em emissoras como as TVs Continental, Record e Globo. E também atuou em diversos programas humorísticos das TVs Tupi, Record, SBT e Globo.

Viva o Gordo

Entre os shows televisivos que comandou mais estão o humorístico Viva o Gordo e seus programas de entrevistas Jô Soares Onze e Meia, no SBT, e Programa do Jô, na Globo. Este último ficou no ar por 17 anos, de 2000 a 2016.

Jô Soares também se aventurou na literatura, publicando romances como O Xangô de Baker Street, O Homem que Matou Getúlio Vargas, Assassinatos na Academia Brasileira de Letras e As Esganadas.

Sobre o ex-marido, Flávia escreveu: “ você é orgulho para todo mundo que compartilhou de alguma forma a vida com você. Agradeço aos senhores Tempo e Espaço, por terem me dado a sorte de deixar nossas vidas se cruzarem. Obrigada pelas risadas de dar asma, por nossas casas do meu jeito, pelas viagens aos lugares mais chiques e mais mequetrefes, pela quantidade de filmes que você achava uma sorte eu não lembrar pra ver de novo e pela quantidade indecente de sorvete que a gente tomou assistindo. Obrigada para sempre, pelas alegrias e também pelos sofrimentos que nos causamos. Até esses nos fizeram mais e melhores”, disse ela.

Luto oficial

O governador Rodrigo Garcia anunciou luto oficial de três dias em homenagem ao apresentador, escritor e humorista Jô Soares, que morreu nesta sexta-feira (5), aos 84 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Nascido no Rio de Janeiro, Jô foi um dos maiores comunicadores e artistas da TV brasileira. Ele vivia na capital paulista há 62 anos.

“O Brasil acordou mais triste hoje. O Jô marcou gerações, um gênio do humor e da arte brasileira. Eu, particularmente, sempre quando posso, relembro o ‘Viva o Gordo’ assistindo na plataforma de streaming. Ele marcou a minha geração e a de tantos outros. O país perde um grande brasileiro e, por isso, ao lado do prefeito Ricardo Nunes, estamos decretando luto oficial de três dias em todo o estado”, declarou o governador.

Jô Soares iniciou a carreira artística na década de 1950 no cinema e fez a estreia na TV em 1958.

Em 1960, mudou-se para São Paulo para trabalhar na TV e marcou época como humorista nas passagens pelas emissoras Record e Globo. Em 1987, iniciou a trajetória como apresentador de talk shows no SBT e voltou à Globo em 2000, onde comandou o “Programa do Jô” até 2016.

(com Agência Brasil)