VOLTAR
  • Brasil
  • Cidades

Após óbito no Beco das Almas, sobe para 27 o número de criminosos mortos no litoral

Óbitos aconteceram durante conflito com policiais; operação foi desencadeada depois do falecimento do soldado da Rota Cosmo, morador de Mauá

  • Secretário de Segurança do Estado, o Guilherme Derrite, transferiu seu gabinete para Santos após falecimento de policiais.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/02/2024
  • Compartilhar:

Óbitos aconteceram durante conflito com policiais; operação foi desencadeada depois do falecimento do soldado da Rota Cosmo, morador de Mauá

Derrite durante Operação escudo em 2023

Secretário de Segurança do Estado, o Guilherme Derrite, transferiu seu gabinete para Santos após falecimento de policiais. Foto: Reprodução

 

Mais um criminoso, ainda não identificado, morreu neste sábado (17/02) após disparar contra policiais militares, na Avenida Miguel Mussa Gaze, no Beco das Almas, em Guarujá. Até o momento, 27 pessoas morreram em confronto com a polícia, entre elas o líder de uma facção criminosa envolvido com o tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, tribunal do crime e atentado contra agentes públicos.

Durante a Operação Verão na Baixada Santista, iniciativa voltada ao combate à criminalidade e à garantia da segurança da população, 665 criminosos foram presos, incluindo 247 procurados pela Justiça. Além disso, foram apreendidos 156,3 quilos de drogas e 79 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito. Os conflitos tiveram início em 2 de fevereiro quando um soldado da Rota perdeu a vida durante operação no litoral. O policial militar Samuel Wesley Cosmo era morador de Mauá.

Entenda como foi a última ocorrência deste sábado

Equipes da 3ª fase da Operação Verão foram informadas sobre suspeitos armados, realizando traficância, e se deslocaram até o local. Os policiais permaneceram numa distância aproximada de 50 metros e confirmaram a informação. Neste momento, foram percebidos pelos criminosos e um dos suspeitos apontou uma arma para as equipes. Um dos PMs, que atua como atirador designado para proteger a tropa, revidou e atingiu o indivíduo, que não resistiu.

Os outros suspeitos fugiram e com o indivíduo alvejado foi localizada uma pistola 380. Ao lado dele também foi encontrado um revólver calibre 38. Além disso, foi localizada uma pochete com mais de 600 porções de drogas entre maconha e cocaína.

As armas dos criminosos e do policial foram apreendidas para perícia e exames residuográficos solicitados. O caso foi registrado na Delegacia de Guarujá como homicídio – morte decorrente de intervenção policial, tráfico de entorpecentes e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O caso é investigado pela Polícia Civil, com acompanhamento do Ministério Público e do Poder Judiciário, da mesma forma que ocorre com todos os casos de morte em confronto na região.

Prisão de liderança de facção e apreensão de drogas:

Na noite deste sábado, durante a terceira fase da Operação Verão, policiais civis da Dise de Santos também prenderam três homens envolvidos com uma organização criminosa na Baixada Santista. Um deles é apontado com uma das lideranças do tráfico na região. O trio já era monitorado pelos agentes, quando foi identificado um imóvel no Guarujá, usado por eles para o armazenamento dos entorpecentes.

O líder do tráfico foi detido no sistema Anchieta-Imigrantes, quando transportava 70 tabletes de cocaína para o imóvel. Os outros dois foram presos dentro da casa, onde foram encontradas mais drogas, produtos químicos, embalagens, além de duas armas de fogo 9 milímetros com carregadores e um revólver calibre 38. Ao todo, 330 quilos de cocaína foram apreendidos. O trio foi indiciado por tráfico e associação ao tráfico de drogas, posse ou porte de arma de fogo de uso restrito e integrar organização criminosa.