VOLTAR
  • Cidades

Após morte de jovem, ONG ABCD´S cobra mais segurança em app de relacionamento

Presidente da ONG, Marcelo Gil, envia ofício à Secretaria Nacional de Segurança no qual solicita que seja exigida das donas de aplicativos, a apresentação à polícia de dados de pessoas envolvidas em crimes como o de Yago Após um crime que chocou o País nesta semana envolvendo um jovem de São Bernardo que foi morto […]

  • Yago foi encontrado carbonizado em região de mata em Itapecirica da Serra.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 09/03/2023
  • Compartilhar:

Presidente da ONG, Marcelo Gil, envia ofício à Secretaria Nacional de Segurança no qual solicita que seja exigida das donas de aplicativos, a apresentação à polícia de dados de pessoas envolvidas em crimes como o de Yago

jovem Yago

Yago foi encontrado carbonizado em região de mata em Itapecirica da Serra. Foto: Divulgação

Após um crime que chocou o País nesta semana envolvendo um jovem de São Bernardo que foi morto carbonizado em Itapecerica da Serra após marcar encontro por meio de aplicativo de relacionamento, a ONG ABCD´S (Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual), presidida por Marcelo Gil, enviou ofício nesta quarta-feira (09/03) à Secretaria Nacional de Segurança Pública cobrando providências para que as empresas donas de aplicativos sejam obrigadas à fornecer à Polícia dados de pessoas envolvidas em crimes, principalmente contra o público LGBTQIA+.

Yago Henrique França, de 29 anos, membro da ONG, foi morto em 27 de fevereiro, após marcar um encontro por meio de um aplicativo de namoro. O corpo foi localizado em uma região de mata em Itapecerica da Serra, mas a família encontrou o corpo no IML (Instituto Médico Legal) de Taboão da Serra, apenas uma semana depois.

No documento enviado ao governo federal, a ONG cita os aplicativos Tinder, Hornet, Scruff e Grindr. Esse último foi o utilizado por Yago para marcar um encontro com um rapaz que seria de Embu.

Para o Presidente  e fundador da ONG ABCDS não há dúvidas de que foi um crime de ódio motivado por homofobia.

Leia a íntegra do ofício:

ofício

Ofício enviado à Secretaria Nacional de Segurança Pública. Foto: Divulgação/ONG ABCD´S

Dicas da ONG ABCD´S não cair nos golpes usados por criminosos nos apps

cartilha da ong

cartilha da ong