Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério de Previdência

Saída de Lupi ocorre após investigações da PF e da Controladoria-Geral da União sobre um esquema de descontos indevidos em benefícios

Última atualização: 03/05/2025 09:22
Por Gislayne Jacinto
Publicado 03/05/2025
Compartilhar
Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério de Previdência
Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério de Previdência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta sexta-feira (02/05), o pedido de demissão de Carlos Lupi do comando do Ministério da Previdência Social. A saída ocorre após investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União sobre um esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS.

Em seu lugar, Lula convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da pasta. A exoneração de Lupi e a nomeação de Queiroz devem ser publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

MUDANÇAS NO INSS

Antes da saída de Lupi, o caso já havia provocado a exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, além do afastamento de quatro dirigentes da autarquia e de um policial federal lotado em São Paulo.

A investigação aponta irregularidades em parte dos cerca de R$ 6,3 bilhões movimentados por cobranças de mensalidades associativas entre 2019 e 2024. Auditorias da CGU e do próprio INSS, divulgadas recentemente, também já apontavam inconsistências nos repasses.

Após a operação da PF, o INSS suspendeu todos os descontos relacionados a essas associações. Para buscar a reparação dos danos, a Advocacia-Geral da União (AGU) montou um grupo de trabalho que se reuniu nesta sexta-feira com o novo presidente do INSS, nomeado dois dias antes.

PRESSÃO POLÍTICA E CPI

Na última quarta-feira (30), deputados da oposição protocolaram um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a participação de sindicatos nas fraudes. Lupi chegou a depor na terça-feira (29) em sessão da Comissão de Previdência da Câmara, mas sua permanência no cargo se tornou insustentável.

Em carta divulgada nas redes sociais, o agora ex-ministro afirmou que seu nome não foi citado nas investigações e que sempre colaborou com os órgãos de controle. “Espero que as investigações sigam seu curso natural, identifiquem os responsáveis e punam, com rigor, aqueles que usaram suas funções para prejudicar o povo trabalhador”, escreveu.

Na noite de quinta-feira (30), durante pronunciamento pelo Dia do Trabalhador, o presidente Lula prometeu que os aposentados e pensionistas prejudicados serão ressarcidos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:aposentadoscarlos lupidemissãodescontosfraudeINSSpensionistas

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Bombeiros fazem buscas em represa de Santo André e encontram homem sem vida Bombeiros fazem buscas em represa de Santo André e encontram homem sem vida
Próximo artigo Falsa blitz: Motorista de app filma própria fuga de criminosos em bloqueio na Imigrantes Falsa blitz: Motorista de app filma própria fuga de criminosos em bloqueio na Imigrantes

Mais lidas

Givan inaugura 42º Pet Parque de Santo André e anuncia Complexo Animal
Givan inaugura 42º Pet Parque de Santo André e anuncia Complexo Animal
10/05/2025
Delivery: Adega e Tabacaria NISHI chega a SBC com bebidas e narguilé direto na sua porta
Delivery: Adega e Tabacaria NISHI chega a SBC com bebidas e narguilé direto na sua porta
10/05/2025
Mulheres protestam contra fome e o fim da escala 6x1 em supermercado de Diadema
Mulheres protestam contra fome e o fim da escala 6×1 em supermercado de Diadema
10/05/2025
Prefeitura de Ribeirão Pires inicia campanha de apoio à população em situação de rua
Prefeitura de Ribeirão Pires inicia campanha de apoio à população em situação de rua
10/05/2025
Audiência pública discute 1º Plano Diretor de Arborização em São Bernardo. Foto: Divulgação
Audiência pública discute 1º Plano Diretor de Arborização em São Bernardo
10/05/2025

Recomendadas

Gleisi Hoffmann
Política

Ministra de Lula vem ao ABCD, mas ignora imprensa: “Estou atrasada”

10/05/2025
Santo André define reajuste de 5% no salário do funcionalismo
PolíticaSanto André

Santo André define reajuste de 5% no salário do funcionalismo

09/05/2025
Programa social Ação nos Bairros é aprovado por unanimidade e levará emprego e qualificação à população
DiademaPolítica

Programa social Ação nos Bairros é aprovado e levará emprego e qualificação em Diadema

09/05/2025
Prefeito Marcelo Oliveira
PolíticaMauá

Renovação da frota de ambulâncias do Samu vira alvo de polêmica em Mauá

09/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?